Pub.
Pub.
CarnavalCultura
Tendência

AG do Montsu aprova contas do Carnaval 2023 e orçamento de 13.900 contos para o desfile de 2024

O grupo carnavalesco Monte Sossego aprovou ontem, em assembleia-geral, o relatório e contas do desfile de 2023 e o plano de actividades para 2024, com o voto unânime de todos os sócios presentes. Este exercício, que acontece todos os anos, visa, segundo António “Patcha” Duarte, fazer a prestação de contas para mostrar a origem e o destino dado aos fundos arrecadados pelo grémio.

Publicidade

Dados adiantados ao Mindelinsite pelo Presidente da agremiação revelam que o desfile deste ano custou a “módica” quantia de 14 mil contos devido a escalada dos preços de vários materiais, que provocaram uma derrapagem orçamental de quase 500 mil escudos. Para o Carnaval de 2024, Montsu montou um orçamento de 13.900 contos, justificado pela redução do custo de algumas matérias-primas, nomeadamente o aço.  

Segundo Patcha, actualmente é impossível um grupo carnavalesco da dimensão do Monte Sossego sair com um desfile por menos de 12 mil contos. Explica que os gastos mais significativos estão associados à construção dos andores, aluguer de equipamentos, carros de som, pagamento aos trabalhadores dos estaleiros e aos elementos da batucada e apoios às alas. Em jeito de curiosidade, adianta que o grupo pagou 890 contos aos ritmistas da bateria e 380 mil escudos ao pessoal dos estaleiros, estes apenas na semana que antecede o desfile.

Publicidade

Para sustentar os encargos do concurso de 2023, o grémio contou com 3.500 contos da Câmara de S. Vicente, mais mil contos provenientes do Ministério da Cultura, como subvenção do Estado. Os restantes valores do orçamento foram conseguidos graças a parcerias privadas e com empresas robustas, doação de amigos do grupo e eventos de angariação de fundos. O merchandising, segundo Patcha, poderia ser mais uma fonte de rendimento, mas Montsu tem tido cautela em apostar na venda de produtos como t-shirts porque ainda o mercado cabo-verdiano mostra-se tímido.

Campeão em título, Monte Sossego vai manter a linha do desfile de 2023, com ligeiras adaptações. O grupo volta a apostar em 3 carros alegóricos e um tripé da comissão de frente. Conforme o plano de actividades aprovado, fará no dia 6 de janeiro a apresentação oficial das figuras de destaque.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo