A pandemia da Covid-19 fez ontem mais uma vitima em S. Vicente. Trata-se de José Pereira, o primeiro inscrito para integrar o Corpo de Bombeiros de São Vicente. Apesar dos seus mais de 90 anos, José Pereira era dono de uma memória prestigiada que ficou patente numa entrevista concedida ao Mindelinsite em agosto do ano transacto, em que contava a sua história de vida, que se confundia com a dos soldados da paz na ilha. Era também um indivíduo afectuoso, que cuidava da companheira de longa jornada falecida na última quarta-feira, também ela com Covid-19 – com carinho e esmero.
O perfil José Pereira descreve com riqueza de detalhes este mindelense de gema que se preocupava com a sua ilha natal, mas que não foi poupado pela pandemia da Sars Cov-2, que ontem somou mais 27 casos confirmados em 207 amostras processadas. O comunicado emitido pelo Ministério da Saúde e da Segurança Social informava ainda que os laboratórios analisaram um total de 1039 amostras, que resultaram em 84 casos novos, 65 recuperados e dois óbitos, um em S.Vicente e outro na Praia.
Foram confirmados ainda 21 positivos no concelho da Praia, 3 na Ribeira Grande de Santiago, 2 em S. Catarina, 1 em São Salvador do Mundo, 4 no Tarrafal, 1 em Santa Cruz, 4 em S. Filipe, 2 nos Mosteiros, 7 na Ribeira Grande de Santiago e 12 no Tarrafal de S. Nicolau. Este chama atenção porque, até agora, a ilha de Chiquinho, vinha resistindo ao vírus. Aliás, antes destes resultados não havia casos activos no município.
Os recuperados, são 10 na Praia, 3 na Ribeira Grande de Santiago, 2 no Tarrafal, 1 em S. Miguel, 1 em S. Filipe, 8 nos Mosteiros, 33 em S. Vicente e 7 no Maio. Ainda assim, os casos activos aumentam para 740 e estão concentrados na capital (310) e em S. Vicente (269). Nos restantes municípios contam-se 9 na Ribeira Grande de Santiago, 2 em S. Domingos, 31 em Santa Catarina, 12 em São Salvador do Mundo, 17 no Tarrafal, 10 em São Miguel e 9 em Santa Cruz e 4 em São Lourenço dos Órgãos.
Há ainda 8 activos em S. Filipe, 14 nos Mosteiros, 2 em Santa Catarina do Fogo, 15 na Ribeira Grande de S. Antão, 1 no Paul, 4 no Porto Novo, 1 no Sal, 12 em Tarrafal de S. Nicolau e 10 na ilha do Maio. A estes, somam-se ainda os dois óbitos de ontem. O país passa a contabilizar 12.103 recuperados, 133 óbitos por Covid-19, 3 por outras causas e 2 transferidos, perfazendo 13.981 casos positivos acumulados da doença em Cabo Verde.
À família, o colectivo do Mindelinsite apresenta sentidas condolências.