Cabo Verde tem 11 doentes internados nos hospitais, todos estáveis, avançou o Director Nacional da Saúde. Jorge Noel Barreto fez questão de frisar que todos os doentes hospitalizados estão vacinados com pelo menos uma dos. Há apenas 8 casos novos em 826 resultados e 32 doentes foram considerados recuperados pelas autoridades sanitárias. Também não há registo de óbitos.
Os oito resultados novos positivos contam-se 1 na Praia, 3 em Santa Catarina de Santiago, 1 em São Lourenço dos Órgãos, 1 em Porto Novo, 2 no Sal e nenhum em São Vicente, ilha que analisou um maior número de amostras, no caso 374 do total. Já os recuperados distribuem 15 na Praia, 1 em Santa Cruz, 5 em São Lourenço dos Órgãos, 1 em São Filipe, 2 em Santa Catarina do Fogo, 1 na Brava, 4 no Porto Novo, 1 na Boa Vista e 1 no Maio.
“Tivemos hoje a notificação de 15 suspeitos, 8 de Santa Catarina e 6 de S. Miguel. A cerca de uma semana que não temos óbitos devido a covid-19. O último foi anunciado desde 25 de julho, esperemos que a situação se mantenha”, afirmou Jorge Barreto, que realça ainda que há 11 internados, dos quais 5 no Hospital Agostinho Neto, 3 no Dr. Baptista de Sousa, 2 no Santa Rita Vieira e 1 em São Francisco de Assis, todos estáveis.
Com esta actualização, Cabo Verde baixa para 443 casos activos, que se concentram na sua grande maioria na Capital (250). Outra boa notícia é que aumentam o número de municípios sem casos activos: Ribeira Grande de Santiago, São Salvador, Brava, Ribeira Brava e Tarrafal de São Nicolau.
A estatística da Covid-19 mostra que, em cerca de 17 meses de pandemia, o país soma 33068 casos recuperados, 298 óbitos pelo vírus, 12 por outras causas e 9 transferidos, perfazendo um total de 33830 positivos acumulados.