Pub.
Pub.
CarnavalCultura
Tendência

Música “15 óne de saberes e folia” promete “agitar” a folia dos professores no Carnaval do Mindel

Já está disponível nas plataformas digitais a música oficial do grupo “Os Professores”, que apresenta este ano o seu segundo desfile carnavalesco à noite na cidade do Mindelo. Com letra e melodia do músico Vady Dias (foto), o samba-enredo tem suscitado críticas positivas e promete agitar a folia no show agendado para o dia 16 de fevereiro.

“A música tem recebido um feedback muito positivo. É um sentimento muito agradável saber que caiu no agrado de muita gente logo à primeira. Nem sempre uma música consegue impactar a alma na primeira audição, por isso me sinto muito grato”, comenta esse percussionista, que assume o comando da batucada do referido grupo.

Publicidade

Com uma “roupagem melódica simples”, a música “15 óne de saberes e folia” faz um “périplo” pelos temas apresentados nalguns dos desfiles dos professores de S. Vicente ao longo de 15 anos. Segundo Vady Dias, nem sempre o grupo elegeu um enredo específico porque a sua primeira preocupação era animar o Carnaval, sempre preocupado com a proteção do meio ambiente através da reciclagem de materiais descartados. A obra musical acaba, entretanto, por trazer á tona alguns temas, como “Mundo encantado”, “Cinema”, “Flora e fauna”, “Civilizações”… Aspectos que estão presentes na letra.

O primeiro estrofe descreve o “Mundo Encantado”, onde o sonho transforma-se em realidade. Conta o compositor que este traduz a mistura, revolta e a fantasia do imaginário, onde o sujeito poético encontra num espaço imaginário a paz que lhe é negada na sua realidade diária dura e cruel.

Publicidade

O segundo estrofe, que aborda os temas Profissões, Civilizações, Flora e Fauna traz alusão à nobreza da profissão do professor, mãe de todas as outras. “O professor tem um papel extremamente importante na sociedade, e não pode ser visto como um mero transmissor de conteúdos acadêmicos. Ele é um agente proativo multifacetado de valores, um construtor diário da humanidade, a bússola para a prosperidade”, explica. Acrescenta que esta parte faz um retrospecto dos 15 anos de desfile, com referência para a necessidade imperiosa de proteger o meio ambiente, bem como com a tarefa de formar cidadãos mais conscientes e embaixadores para uma maior sustentabilidade, em prol da Natureza.

O terceiro estrofe fala de São Vicente e do Cinema, um tributo à ilha mais cosmopolita de Cabo Verde, que respira magia cultural e encanta tudo e todos por que nela passam. “O povo não se dissocia dessa grandiosidade: é forte acolhedor, inteligente e criativo, e acima de tudo, resiliente”, enfatiza Vady, que fecha a sua obra com um refrão que apela a um acordar de S. Vicente e que a ilha seja colocada no caminho da prosperidade e da gloria de outrora pelas suas próprias gentes. A seu ver, a terra do Monte Cara perdeu o brilho e está envolta num marasmo preocupante.

Publicidade

No passado sábado, Vady Dias iniciou os ensaios com um grupo de 80 percussionistas na quadra do Cruzeiros do Norte, grupo que está a apoiar o desfile dos professores este ano.

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo