Pub.
Pub.
CarnavalCultura
Tendência

Grupo da Ribeira Bote poderá integrar desfile oficial do Carnaval d’Soncent-2024

A zona da Ribeira Bote, conhecida pela popularidade do seu grupo de mandingas, poderá integrar o desfile oficial do Carnaval d’Soncent no próximo ano. Pelo menos esta é a intenção de um grupo de moradores, que já agendou para amanhã, terça-feira, às 19 horas, uma reunião no clube desportivo da localidade, cujo ponto central é criar uma comissão dinamizadora para esse efeito.

Segundo o activista social Ron “Lebrox” Santos, a ideia partiu de um desafio lançado no Facebook e que mereceu o apoio de muita gente residente dentro e fora de Cabo Verde. “Recebi muitas mensagens particulares de pessoas dispostas a apoiar essa ideia”, assegura, para quem Ribeira Bote tem os seus encantos que precisam ser reconhecidos pela sociedade cabo-verdiana.

Publicidade

Para Ron, a chamada zona libertada não teria tantas dificuldades em realizar um projecto dessa natureza, tendo em conta as capacidades dos moradores. Lembra, aliás, que Ribeira Bote já desfilou no concurso oficial com uma música da autoria de Vlú. “Temos carpinteiros, soldadores, artistas plásticos, músicos, costureiras, compositores e um polivalente para ensaiarmos”, elenca esse jovem, que traz como exemplo a inquestionável capacidade artística de Manú Rasta. Para ele, se toda essa gente for mobilizada e o grupo tiver uma boa liderança tudo pode acontecer.

Nesta primeira fase, diz essa fonte, Ribeira Bote não iria entrar com a ambição de querer competir com grupos como Monte Sossego e Cruzeiros do Norte. O objectivo seria aprender com humildade e criar as bases para a sustentabilidade da iniciativa.

Publicidade

O encontro está marcado para as 19 horas de amanhã, no clube desportivo da Ribeira Bote. Ron espera a comparência de pessoas dispostas a começar a trabalhar desde agora, caso o desafio for aceite.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo