O Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas visitou os estaleiros dos cinco grupos que fazem o Carnaval de São Vicente e ficou impressionado com a qualidade e diversidade das histórias que estes vão apresentar nos dias 12 e 13 nas ruas do Mindelo. Abraão Vicente destacou ainda a entrega, cooperação e delegação dos trabalhos que testemunhou.
A poucos dias do desfile oficial do Carnaval, o Ministro da Cultura foi ver como andam os trabalhos dos carros alegóricos. “Estou bem impressionado pela qualidade das histórias e pela diversidade que os grupos vão apresentar neste Carnaval de 2024”, apontou.
O titular da pasta da cultura e das indústrias criativas destacou, por outro lado, o facto de os trabalhadores ficarem dias dentro dos estaleiros a afinar todos os pontos dos carros alegóricos para que no final o tema escolhido seja ouvido pela voz dos cantores, percebido pela coreografia, no enredo e pelos trajes, mas, principalmente, seja percebido nos vistosos carros alegóricos.
“Todos os grupos estão a esforçar para ter algo criativo. Os carnavalescos estão a empenhar-se de forma incrível, com imaginários diferentes e homenagens de pelo menos dois grupos a Mindelo”, referiu o governante, que aproveitou para, mais uma vez, apelar ao financiamento de empresas e entidades que beneficiam com este grande momento de manifestação cultural.
“Deixo expresso esse apelo a todos no sentido de contagiarmos outras ilhas e colocar Cabo Verde como ponto de referência de país a ser visitado no Carnaval”, reforçou Abraão Vicente, que chegou também a visitar as quadras de ensaio dos grupos oficiais do Mindelo.
O ministro estava satisfeito depois da passagem pelos estaleiros e considerou “incrível” o trabalho que os grupos têm conseguido realizar em pouco tempo e com parcos recursos.