Pub.
Pub.
Cultura
Tendência

Artista Gonçalo Oliveira expõe coleção de retratos pessoais, intulada A.fe.tu, na galeria Zero Point Art

A galeria Zero Point Art recebe no dia 9 de fevereiro a exposição de quadros A.fe.tu da autoria do pintor Gonçalo Oliveira, artista com mais de 17 anos no mundo da tatuagem e que iniciou a sua caminhada na pintura em 2021. A coleção, segundo o autor, começou a ser criada em outubro de 2023 e é composta por pinturas de pessoas amigas fotografadas, agora representadas em telas.

“(…) com estes momentos capturados em foto, agora passados para a tela, tento expressar essa ideia de que o amor pelo próximo é a solução para muito dos nossos problemas, longe de egos e conscientes da responsabilidade que temos de nos mantermos humildes para experienciarmos mais momentos de felicidade com aqueles que nos trazem alegrias e que são a razão que nos faz continuar”, enfatiza.

Publicidade

As pinturas ficarão expostas até ao dia 14 de fevereiro e são consideradas muito pessoais pelo artista. Por isso espera que sejam levadas para suas novas casas pelas pessoas presentes nos quadros. Assegura que todos os retratados são de gente que conhece e que de alguma forma afectam positivamente a sua vida em Cabo Verde.

As telas foram pintadas a acrílico com cores que, na percepção do pintor, identificam bem os modelos. “Uma mistura de precisão nos retratos e de liberdade nos fundos são a maior característica do estilo que trago para esta exposição”, afirma Oliveira, que assume estar agradado com o resultado dos trabalhos. Por isso aguarda com expectativa a reação das pessoas retratadas quando entrarem na galeria e perceberem que são os sujeitos que escolheu pintar. Para ele, a reação espontânea das mesmas será a sua grande gratificação.

Publicidade

Artista autodidacta, Gonçalo Oliveira tem uma atração especial por retratos. No espaço de três anos já pintou mais de 70 telas em acrílico e óleo.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo