Atualidade
Tendência

Uni-CV inaugura Laboratório de Enfermagem no Pólo do Mindelo

A Universidade de Cabo Verde Pólo do Mindelo (Uni-cv) inaugurou hoje um Laboratório de Enfermagem no edifício do antigo Liceu  Gil Eanes. Trata-se de um investimento que contou com parceira da embaixada do Japão no Senegal, que doou a Universidade equipamentos médicos para prover este laboratório ,no valor superior a 76 mil euros, cerca de 8.410 mil escudos. 

A inauguração foi assistida em três locais distintos com recurso de plataforma digital: Sala de reunião da Reitoria da Uni-CV na Praia, embaixada do Japão em Dacar (Senegal) e Laboratório de Enfermagem no Mindelo. Em S. Vicente estiveram presentes o embaixador do Japão, Tatsuo Arai, o Ministro da Economia Marítima, Paulo Veiga, e o Pró-reitor para Investigação e Inovação Tecnológica da Uni-CV, Aristides Silva.

“Este laboratório vem numa altura em que, com as questões que estamos a passar, pode melhorar as condições e contribuir para o aumentar a procura na área de saúde. Havia um sufoco, até certo ponto, na implementação do curso de Enfermagem em São Vicente devido a necessidade do transporte de manequins, maquinas e outros dispositivos”, afirmou Aristides Silva.

Por seu turno, Odete Mota, representante da coordenação do curso de Enfermagem da Uni-cv, disse acreditar que o laboratório terá um impacto bastante positivo em S. Vicente. “Sentimos sempre a necessidade de melhorar as condições do laboratório aqui no Mindelo, uma vez que aqui não tinha materiais fixos. Transportávamos materiais do laboratório da Praia para qui. Tínhamos de fazer um planeamento anual para conseguirmos gerir os materiais entre Praia e Mindelo, para que todos os estudantes pudessem usufruir. Agora temos um ganho, temos os materiais e o risco de danificarem reduziu. Adquirimos novos materiais que não tínhamos e que permitirão aos estudantes pratiquem no contexto mais controlado dentro do laboratório, para poderem ter mais qualidade quando estiverem no contexto hospitalar”. 

Também o ministro de Economia Marítima, Paulo Veiga, não podia estar mais satisfeito. “Estou feliz por estar dentro de um laboratório, com equipamentos doados através da corporação com o Japão, para poder proporcionar aos nossos estudantes, professores e a Uni-CV passar para uma formação mais profissional e dedicada aos futuros enfermeiros. Eles irão com certeza reforçar a equipa de saúde nesta luta titânica contra a pandemia da covid-19 e preparar o pais para um futuro melhorar no sector da saúde”.

Lidiane Sales (Estagiária)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo