Social
Tendência

Órgãos sociais da Associação de Saúde e Solidariedade da Diáspora empossados hoje

Os órgãos eleitos da Associação de Saúde e Solidariedade da Diáspora Cabo-verdiana que se tornou oficialmente reconhecida há um mês, com a publicação dos seus Estatutos, vão ser empossados hoje em Lisboa. Esta associação de profissionais de saúde de cabo-verdianos residentes em Portugal, que tem como presidente da direcção a higienista oral, gestora de projectos e deputada municipal, Andredina Gomes Cardoso, visa como um dos objectivos principais a educação e investigação para a promoção da saúde, prevenção e tratamentos da doença. 

Pretende-se ainda com esta associação promover os direitos dos migrantes e dos seus descendentes para a integração social, apoio à família, formação e valorização profissional e defesa digna. Aliás, de acordo com os estatutos publicados recentemente, a Associação de Saúde e Solidariedade vai actuar em duas áreas principais de intervenção sendo na da saúde e na social. 

Dina Cardoso, presidente

Os profissionais da saúde envolvidos no projecto, no dizer dos seus promotores, pretendem continuar a dar o seu contributo, tanto para o país de acolhimento como para o país de origem, mas de forma mais organizada, canalizando sinergias de forma a colmatar necessidades de diversa ordem. 

Entendem ainda que com um leque diverso de especialidades e experiências, comungam na visão de um contributo mais efetivo junto da população mais carenciada em geral, e particularmente das especificidades das diásporas que partilham o território português e pretendem ser também uma mais-valia a outros níveis em Cabo Verde. 

Para a Assembleia Geral, a Associação irá contar com a Presidência do Oftalmologista José Pedro Alves de Morais e para presidente de direcção Andredina Gomes Cardoso, Higienista Oral, Gestora de Projectos e Deputada Municipal. O Conselho Fiscal vai ser presidido por Otavio de Carvalho Silva Rodrigues que é membro dentista. Já a comissão de ética será constituída por cinco elementos que, para além de profissionais de saúde, conta no seu seio com uma professora e um advogado.  

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo