AtualidadeB3

Teste PCR confirma infecção com Covid-19 da grávida evacuada do Sal para SV

O teste PCR feito à grávida evacuada do Sal para S. Vicente confirmou a infecção dessa paciente com o coronavírus Covid-19, segundo a directora do Hospital Baptista de Sousa. A informação foi comunicada à direcção do HBS esta manhã, mas, para Ana Brito, o resultado era esperado. “O resultado era esperado tendo em conta os dois testes rápidos de anticorpos que realizamos e os sintomas que a paciente apresentava”, explica a responsável do estabelecimento público de saúde na ilha de S. Vicente.

Em princípio, segundo Ana Brito, esse caso não poderá ter grande impacto em termos de proliferação do vírus em S. Vicente. Neste momento estão cerca de quarenta pessoas de quarentena no Centro de Estágio da FCF, pessoal fundamentalmente das áreas da Maternidade e do Bloco Operatório, mas a directora do HBS realça que os técnicos tiveram sempre o cuidado de usar algum equipamento de protecção. Aliás, tudo indica que o exame feito a uma enfermeira que esteve em contacto com a grávida deu resultado negativo. Mas esta informação, segundo Ana Brito, precisa ainda de confirmação. Resta ainda aguardar pelas análises das amostras da tripulação do voo que trouxe a paciente do Sal.

A grávida encontra-se isolada desde quarta-feira, dia em que foi sujeita aos dois testes rápidos por apresentar dificuldades respiratórias, e, segundo Brito, o seu quadro clínico é estável. Porém, por se tratar de uma paciente de risco, será preciso manter a vigilância apertada.

Este caso vem demonstrar que, afinal, o novo coronavírus está presente no Sal. É que, pelas informações divulgadas, a mulher não saiu da ilha nos últimos tempos. Sal era dada como uma região livre do Covid-19, mas este caso veio mudar o cenário. Devido a esse resultado, as autoridades sanitárias e a Câmara do Sal já começaram a tomar medidas de prevenção para evitar a propagação do temível vírus.

Mostrar mais

Artigos relacionados

3 Comentários

  1. 41 pessoas em quarentena sendo q a doente estive na maternidade do HBS (ultimo andar ) , e isso “não terá impacto” !!!! O resultado para COVID19 era o “esperado” e da chinesa ,não , msm com sintomas respiratórios iguais !.

  2. A pergunta do jornalista ao Doutor , referente ao isolamento dos bombeiros , ele respondeu q vão fazer o inquérito epidemiológico (?!), e no resumo não confirmou o isolamento , deduzindo-se que os bombeiros ainda ,(17:00 h) não tinham sido isolados .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar