Atualidade
Tendência

Problemas com sinal da Televisão Digital Terrestre persistem nalgumas zonas de S. Vicente

Os problemas com o sinal da Televisão Digital Terrestre persistem em algumas zonas de São Vicente, no momento em que deveria dar início a primeira fase do switch off dos canais analógicos na ilha. A Cabo Verde Broadcast assegura que a questão com a fibra ótica que transportava o sinal da Praia para as restantes ilhas já foi resolvida, que os emissores estão a funcionar e que neste momento analisa o motivo dos atuais constrangimentos.

“Com os problemas com a fibra óptica o sinal não chegava em condições a São Vicente e à ilha do Fogo. No entanto estes já foram resolvidos e estamos a avaliar se agora a questão está na instalação dentro das próprias residências, com os cabos ou nas antenas, ou se há emissores clandestinos que poderão estar a interferir no sinal”, afirma Luís Ramos, presidente do conselho de administração da Cabo Verde Broadcast.

O switch off em São Vicente deveria começar no Monte Gud no dia 17 de novembro e no Monte Verde no dia 24. Garante este responsável pela CVB que o problema é alheio à rede da Cabo Verde Broadcast e da fibra óptica e que todos os emissores de Monte Gud, Monte Verde, São Pedro e Calhau estão a funcionar.

No entanto foi enviada ao Governo uma proposta de adiamento do switch off para abril do próximo ano já que o problema não está apenas na qualidade do sinal que chega aos televisores, mas também no equipamento de descodificador que nem todas as residências possuem. Por isso este prazo seria uma forma de dar mais tempo às famílias para adquirirem este equipamento ou um aparelho televisivo já preparado para o sinal TDT. De acordo com Ramos estão a ser tomadas algumas medidas de incentivo, como a isenção de direitos aduaneiros para empresas importadoras dos aparelhos descodificadores para que sejam comercializados a um preço baixo.

Ainda este responsável pede que as pessoas entrem em contacto com a empresa Cabo Verde Broadcast pelo website ou pelas redes sociais no caso da alguma reclamação e que a mesma disponibilizará técnicos para se dirigirem às residências que tiverem dificuldades em apanhar o sinal.

Sidneia Newton

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo