Atualidade

Prémio Nacional de Jornalismo entregue hoje, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Celebra-se esta segunda-feira, 3, o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Em Cabo Verde as actividades concentram-se na cidade da Praia, com a Associação Sindical dos Jornalistas (AJOC) a realizar uma conferência no Centro Cultural Português para debater o “Jornalismo em tempos de pandemia”.

Conforme o programa, as actividades alusivas começaram às 8horas com a recepção dos convidados, seguindo-se as intervenções do presidente-cessante da AJOC, Carlos Santos, da embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, Sofia Moreira dos Santos, e do presidente da República, Jorge Carlos Fonseca.

Serão atribuídos de seguida o Prémio Nacional de Jornalismo 2021 aos vencedores Victor Sousa (Televisão) e Jefferson Gomes (RCV). Desde as 9 horas e meia que decorre a conferência com o painel “Os desafios do Jornalismo no contexto de emergência sanitária), tendo como oradores Sofia Branco, jornalista da Lusa e Presidente do Sindicato dos Jornalistas de Portugal, e João Almeida, docente e investigador da Universidade de Cabo Verde, seguido de debate.

Às 11h30 está agendado o segundo painel “O papel da regulação dos média perante restrições dos direitos dos cidadãos”, a cargo de Arminda Barros, presidente da Agência de Regulação da Comunicação Social, e Silvino Évora, tendo Hulda Moreira como debatedora.

O terceiro painel versará sobre a “Investigação jornalística num Estado de excepção constitucional e desinformação” com Daniel Santos (docente e investigador da UniPiaget, Margarida Fontes – administradora da RTC – e a jornalista Gisela Coelho. A Directora-Geral da Comunicação Social, Eneida Cabral, encerrará os trabalhos por volta das 15 horas.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo