Atualidade
Tendência

PR português fará Elogio Académico na cerimónia de atribuição do grau Honoris Causa a Amílcar Cabral

O discurso do elogio académico da cerimónia de atribuição do grau Dr. Honoris Causa a Amílcar Cabral pela Universidade do Mindelo, no dia 10 de dezembro, será proferido pelo professor Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República de Portugal. Já José Maria Neves, Chefe do Estado de Cabo Verde, irá presidir o evento, enquanto o Cte Pedro Pires, estará também presente nessa homenagem enquanto padrinho e presidente da Fundação Amílcar Cabral.

Apesar da presença destas três figuras de Estado, o Reitor da UniMindelo não espera medidas extraordinárias de segurança. Isto quando recentemente Marcelo Rebelo de Sousa recebeu uma carta com uma bala, o que simboliza uma clara ameaça à vida do Presidente luso. No entanto, o próprio Chefe de Estado português desdramatizou essa situação ao afirmar que já está habituado a ameaças, que nunca se concretizaram.

“Esse incidente não suscita nenhuma cautela extraordinária no plano de segurança. Mas, tratando de um Presidente da República há o envolvimento do Protocolo do Estado, da Segurança Nacional, da Proteção Civil… O Ministério da Administração Interna, através da Polícia Nacional, estará apto para esse acontecimento”, considera Albertino Graça, adiantando ao Mindelinsite que já houve um encontro com as entidades responsáveis pela área da segurança e todas estão sintonizadas para garantir a proteção dos dois presidentes em exercício e do ex-Chefe de Estado Pedro Pires. Como relembra, a cerimónia Dr. Honoris Causa é sempre precedida de um cortejo. Neste caso, irá partir do Centro Cultural do Mindelo para a UniMindelo, numa curta distância.

Para o Reitor, há várias razões para se atribuir o titulo a Amílcar Cabral, como, por exemplo, o facto de ser considerado o fundador da nacionalidade, um pensador que cumpriu ciclos extraordinários – “que ainda hoje são actuais e continuam a inspirar as novas gerações”…

O malogrado guerrilheiro e líder do PAIGC será representado no acto pela filha Iva Cabral, sendo certo que esse gesto surge também enquadrado na celebração do centésimo aniversário do nascimento de Cabral e nos 50 anos da sua morte.

A cerimónia irá decorrer no auditório Onésimo Silveira, que tem capacidade para 200 lugares. Devido a exiguidade do espaço, a reitoria da UniMindelo está a gerir os convites com cautela. A par desse acto presencial, pretende fazer uma transmissão online e uma live com ligação a um ecrã gigante que será colocado no pátio da escola para possibilitar o acompanhamento de tudo pelos estudantes universitários.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo