Pub.
Pub.
Atualidade

PR e PM de Cabo Verde felicitam António Costa pela reeleição e desejam reforço da cooperação com Portugal

O candidato António Costa, vencedor absoluto das eleições legislativas antecipadas realizadas ontem em Portugal, foi felicitado pelo Presidente da República e o Primeiro-ministro de Cabo Verde. Nas suas páginas no Facebook, tanto José Maria Neves como Ulisses Correia e Silva informam que telefonaram e deram os parabéns ao reeleito candidato do Partido Socialista, que conseguiu 41,68% dos votos contabilizados até o momento e deixou o PSD na segunda posição do pleito com apenas 27,8 por cento.

“As relações entre Portugal e Cabo Verde são desde sempre excelentes. Espero que ainda galguem novos patamares para o benefício mútuo dos dois países“, enfatiza o PR José Maria Neves, que considerou “brilhante” a vitória de António Costa.

Publicidade

Já Ulisses Correia e Silva espera reforçar as relações de “boa parceria” que existem entre Cabo Verde e Portugal.

Ontem, o Partido Socialista conquistou a sua segunda maioria absoluta na sua história, resultado que surpreendeu os próprios analistas, que esperavam um empate técnico entre o PS e o PSD. Os socialistas conseguiram até o momento 2.246.483 votos, o que lhes permite eleger 117 deputados. Já o PSD tem 1.498.605 votos e 71 deputados, conforme dados divulgados pelo jornal Público.pt.

Publicidade

O partido de direita Chega foi a terceira força política mais votada, com 385.543 boletins válidos. O partido de André Ventura passou de um para 12 parlamentares.

Com esta estrondosa vitória, António Costa pode formar Governo e fazer aprovar o seu Orçamento do Estado para 2022 sem ter de o negociar com ninguém, nem à esquerda nem à direita. O escrutínio de ontem, relembre-se, foi marcado pelo Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, que decidiu dissolver a Assembleia da República na sequência do chumbo do Orçamento do Estado para 2022.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo