Pub.
Pub.
Atualidade
Tendência

MpD acusa deputados do PAICV de usarem dados falsos sobre HBS para alarmar a população: “Forma daninha de fazer política”

Armindo Gomes, responsável do MpD em S. Vicente, acusou os deputados do PAICV Josina Freitas e João do Carmo de alarmarem a população da ilha com dados falsos sobre a mortalidade infantil e a presença de vírus e bactérias no HBS, informações que, segundo ele, não correspondem à verdade. Além disso, o presidente da Comissão Concelhia do MpD na cidade do Mindelo negou que haja crianças a morrer no HBS sem assistência médica e medicamentosa e desmentiu os referidos parlamentares quando estes dizem que a alimentação é fornecida ao estabelecimento de saúde por um privado.

“Um partido sério, com vocação para o poder, não pode passar dados falsos às pessoas. Isto é contraproducente. O hospital rebateu essas acusações, mas, face ao alarme social que criaram, somos obrigados a revelar que a taxa de mortalidade em 2022 foi menos 1,2% no serviço de neonatologia do HBS; ou seja, 3,5% menor do que a taxa esperada nos países desenvolvidos, nomeadamente da Europa”, diz Gomes em resposta a uma conferência de imprensa dada por deputados do PAICV eleitos por S. Vicente.

Publicidade

Gomes afirma que o PAICV preferiu usar dados recolhidos extraoficiais, junto dos “opositores” à gestão do HBS, e negar abordar a direção do hospital sobre essas questões. “As mentiras desses deputados vão ao ponto de dizerem que as cirurgias veem escasseando devido a falta de materiais nesse serviço, o que é também falso”, reforça o jurista de profissão, para quem essa postura é inaceitável porque, diz, a informação é a base da verdade.

Segundo este membro da direção do MpD em S. Vicente, tal como os deputados do PAICV, ele e os colegas da comissão concelhia local estão preocupados com a qualidade da saúde na ilha do Monte Cara. Adverte, no entanto, que estão contra as inverdades e a “forma daninha” de fazer política usada pela oposição, que visa amedrontar as pessoas com falsidades.

Publicidade

Para contrapor o ponto de vista da oposição, Gomes lançou dados da OMS e do Banco Mundial segundo os quais Cabo Verde é o país com a maior taxa de vacinação contra a Covid-19 na África e um dos melhores posicionados no mundo. No entanto, acrescenta, o PAICV não fez um único elogio ao desempenho do Governo no combate à pandemia. E, a terminar, enfatizou que a esperança de vida em Cabo Verde aumentou 5,4 por cento, aspecto que o deixa satisfeito, enquanto indíviduo.

Relembre-se que os deputados do PAICV por São Vicente convocaram a imprensa no dia 2 de fevereiro para denunciar “um aumento alarmante do número de óbitos entre os recém-nascidos e de idosos” no Hospital Baptista de Sousa, “sem explicação”. A parlamentar Josina Freitas garantiu que só no mês de janeiro foram registados pelo menos cinco mortes de recém-nascidos, facto que a levou a lançar um apelo no sentido de quem de direito intervir porque, diz, está-se a perder vidas e ninguém está a ser responsabilizado.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo