Pub.
Pub.
Atualidade
Tendência

MM e FAO divulgam resultados de implementação da Estratégia de Género no Sector das Pescas 

O Ministério do Mar e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) apresentam, esta sexta-feira, os resultados de implementação da Estratégia de Género no Sector das Pescas de 2022 a 2026, na Câmara do Comércio de Barlavento. 

De acordo com um comunicado do Governo, o workshop decorre da parceria técnica e financeira existente entre o ministério com a representação da FAO em Cabo Verde. Tem por objetivo apoiar o MM na implementação da política de igualdade de género nas pescas, associado à Iniciativa de Pesca Costeira na África Ocidental, Empoderamento das Mulheres nos Sistemas Alimentares, Capacitação Local e Resiliência dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento no setor agroalimentar.

Publicidade

No workshop serão discutidos os documentos elaborados no quadro desta parceria com a FAO, como a auditoria participativa para igualdade de género, o modelo de infraestrutura e equipamentos para os mercados de peixes numa perspectiva de género e o relatório sobre o reforço das capacidades institucionais para aceleramento da igualdade de género. Vai ser ainda apresentada uma brochura com as questões-chave sobre igualdade de género e condições de vida de peixeiras e pescadores.

A Estratégia de Género no Sector Pesqueiro em Cabo Verde 2022 a 2026 foi aprovado pelo Governo e validado pelos operadores e operadoras em março 2022. “A Direção Nacional da Pesca e Aquacultura (DNPA) vem implementando várias atividades no quadro da estratégia por forma a melhorar, a nível institucional, o desempenho técnico por forma garantir a igualdade de género na gestão do setor e na consciencialização pública e dos operadores e das operadoras das pescas, da importância da igualdade para o crescimento e valorização das pescas e a boa gestão dos recursos disponíveis”, reforça.

Publicidade

A cerimónia de abertura será co-presidida pelo Director Nacional da Pesca e Aquacultura, Carlos Monteiro, e pela Assistente de Programa da FAO em Cabo Verde, Katya Neves.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo