AtualidadeEscolha do Editor
Tendência

Legislativas: Tudo pronto para a votação dos cabo-verdianos em Portugal

Toda a logística já está preparada em Portugal para possibilitar no domingo a votação sem constrangimento dos milhares de emigrantes cabo-verdianos. Estes têm à sua disposição 62 mesas para depositarem o seu boletim e decidirem qual o partido a governar Cabo Verde na próxima legislatura. De 2001 a esta parte, refira-se, o número de recenseados passou de 7.216 para 17.216 cidadãos nesse país europeu.

Num giro pelas sedes das candidaturas do PAICV, na Zona de Reboleira, e do MpD, em Amadora, sobressaiu alguma movimentação dos entusiastas com bandeiras e t-shirts bem ainda uma inovação – o uso de máscaras com distintivos dos partidos. Ultrapassado o pequeno constrangimento que as duas candidaturas tiveram com a colagem de cartazes em Portugal, paira agora a expectativa no seio da comunidade sobre o eventual resultado deste escrutínio político.

O Mindelinsite tem vindo a conversar com algumas pessoas que parecem não ter dúvidas em qual candidatura vão confiar o seu voto, mas a decisão, dizem, é para ser efectivada livremente no dia 18. Como não há sim sem senão, fontes que pediram anonimato confidenciaram a este online que houve pessoas formadas e colocadas nas mesas de voto, mas que depois viram os nomes retirados dessas mesas sem qualquer explicação prévia das delegações da CNE.

Perante este dado, o Mindelinsite tentou falar com os responsáveis da CNE, mas não foi possível conseguir as informações que pudessem confirmar a sua veracidade. Na verdade foi-nos recusada a entrevista, sem uma explicação plausível. Sabe-se que as pessoas que constituem as mesas foram indicadas pelos partidos políticos e receberam formação para desempenharem funções específicas no dia da eleição. Apesar disso, os responsáveis do PAICV e do MpD por nós contactados mostram-se serenos e confiantes no desenrolar do processo em causa.

Assim, foi neste cenário que a Embaixada de Cabo Verde em Portugal tornou público que irão funcionar 62 mesas de assembleia de voto neste país, distribuídas pela região de Lisboa e Vale do Tejo, Norte e Sul e a Região Autónoma dos Açores.

Na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o comunicado emitido através do site da Embaixada de Cabo Verde em Portugal, as mesas de voto estarão localizadas em Agualva, Alfornelos, Amora, Arrentela, Buraca, Barreiro, Carnaxide, Casal de S. Brás, Cova da Piedade, Damaia, Lisboa (Embaixada), Mina, Monte de Caparica, Odivelas, Porto Salvo, Queluz-Monte Abraão, Reboleira, Rio de Mouro, Sacavém, São Domingos de Rana, Setúbal, Unhos, Vale da Amoreira, Vialonga e Zambujal.

Na Região Norte, funcionarão mesas em Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Covilhã, Guarda, Leiria, Mirandela, Porto, Portalegre e Viana do Castelo, enquanto na Região Sul ficarão sediadas em Beja, Évora, Faro, Portimão, Quarteira e Sines. E na Região Autónoma dos Açores irão localizar-se Mesas de Voto em Angra do Heroísmo – Ilha Terceira; Madalena do Pico – Ilha do Pico e Ponta Delgada – Ilha de São Miguel.

Também o comunicado faz saber que os cidadãos cabo-verdianos devidamente recenseados poderão exercer o seu direito nas mesas indicadas, devendo para o efeito fazer-se acompanhar de documentos como o Cartão Nacional de Identificação, Bilhete de Identidade (ainda que caducado), Passaporte (ordinário, diplomático ou de serviço, ainda que caducado), recibo do Cartão Nacional de Identificação, devidamente assinado e com o selo branco do serviço emissor. Adianta ainda a missiva da CNE que os cidadãos podem ainda utilizar o Cartão de Cidadão e Passaporte português válidos e o cartão de residência.

As mesas de voto serão abertas às 08.00 horas e encerrarão às 18.00 do dia 18 de abril, sendo que poderão igualmente consultar os cadernos eleitorais na Comissão de Recenseamento Eleitoral, na Embaixada de Cabo Verde em Lisboa, nos Consulados Honorários de Cabo Verde no Porto, em Portimão, Angra do Heroísmo e noutros onde haja gabinete de apoio consular.

João A. do Rosário

Links onde obter informações uteis

https://eleicoes.cv/local-de-voto?fbclid=IwAR3EmwBN8IcTYeCrkZWdEBznr5l0WjZC811_Yk4C6sgjx_utUv7YaP9IixM

www.facebook.com/crecaboverde.pt

https://m.facebook.com/EmbaixadadeCaboVerdeemPortugal/?ref=bookmarks
Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo