Pub.
Pub.
AtualidadeEscolha do Editor
Tendência

Governo vai sediar o Ministério do Turismo e Transportes na ilha do Sal

O Governo vai colocar a sede do Ministério do Turismo e Transportes no Sal e instalar ainda uma Zona Exclusiva de Economia Aérea na chamada ilha do aeroporto internacional. O objectivo é tirar partido do “hub” que a Cabo Verde Airlines pretende manter no Sal, o que, na perspectiva do Executivo, vai possibilitar o desenvolvimento de uma plataforma de redistribuição de pessoas e cargas. Além disso, o Executivo liderado por Ulisses Correia e Silva decidiu “promover” o Ministério da Economia Marítima para Ministério do Mar e manter a sua sede em S. Vicente.

Estas medidas constam do Programa do Governo e da Moção de Confiança entregues no dia 3 ao Parlamento – para debate na sessão que começa a 16 de junho – e, conforme o Executivo, surgem na sequência da política de desconcentração do poder, redução das assimetrias regionais e promoção da convergência dos municípios para os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável.

Publicidade

“O Executivo propõe transformar Cabo Verde num país mais avançado em termos de desenvolvimento humano, de resiliência e de prosperidade para todos, priorizando a proteção da saúde, do emprego, do rendimento das famílias e das empresas, a massificação da vacinação e o alívio da dívida externa”, acrescenta.

Neste contexto, diz o Governo, a saúde ganha especial relevância devido a pandemia da Covid-19. Outro desígnio é eliminar a pobreza extrema e reduzir a pobreza absoluta. 

Publicidade

O programa propõe investir em oportunidades para os jovens através da educação inclusiva e de qualificação para a empregabilidade. “A aposta recai decisivamente sobre a redução significativa do número de jovens fora da educação, do emprego ou da formação dos atuais 58 mil, para 20 mil até 2026”, assume o Palácio da Várzea, que promete ainda criar um ambiente de baixos riscos políticos, macro-fiscais e sociais para os investidores e um bom ecossistema de financiamento.

O Governo perspectiva um Cabo Verde mais resiliente e com uma economia diversificada, capaz de apostar no desenvolvimento do capital humano, da economia digital e na viabilização da agricultura através da estratégia da água associada às energias renováveis. Mas também no turismo sustentável, no desenvolvimento da economia azul e em nichos da indústria exportadora. 

Publicidade

A Moção de Confiança revela que o Governo pretende aumentar a capacidade nacional para prevenir e antecipar ameaças, preservar a paz e a estabilidade social e levar Cabo Verde a posicionar-se no Sistema Económico Mundial como um país seguro e com alianças fortes para a defesa e segurança marítima, ciber-segurança e crimes transnacionais.

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo