Pub.
Atualidade
Tendência

Elísio Freire entrega certificado aos cuidadores do ICCA: Formandos distinguem pares do CACVE

Pub.

O Ministro do Estado, da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social entrega na manhã desta terça-feira certificado de formação a 18 profissionais que trabalham com a melhoria da saúde infantil e dos adolescentes em São Vicente. O acto presidido por Elísio Freire terá lugar na Biblioteca Municipal de São Vicente.  Antes, ontem, os formados fizeram uma doação singela aos seus colegas do Centro de Acolhimento de Crianças com Vulnerabilidades Especiais (CACVE), num gesto de reconhecimento e cuidado para com o importante trabalho que estes vêm prestando às crianças e adolescentes atendidos e cuidados neste serviço.

A formação arrancou a 13 de março. Foram dois meses intensivos – das 8 às 11 horas, de segunda a sexta-feira – e teve como propósito melhorar a qualificação destes profissionais com conhecimentos sobre cuidados às crianças e adolescentes para garantir um bom desenvolvimento. “Com esta formação prática de capacitação dos cuidadores de crianças dos 0 aos 17 anos pretende-se proporcionar aos formandos um conjunto de conhecimentos técnicos e práticos sobre como cuidar das crianças e dos adolescentes atendidos e acolhidos nos centros do ICCA, oriundos de diferentes famílias e em contexto de diferentes trabalho”, lê-se na proposta da formação .

Publicidade

A formadora Areolinda Dúran faz uma avaliação positiva desta acção, tendo em conta que, diz, os cuidadores estavam a precisar desta bagagem, não apenas no sentido de adquirir conhecimentos técnicos e práticos, mas para despertar o interesse em trabalhar com amor e vontade. “Estou satisfeita porque esta formação foi muito relevante para estes cuidadores. O nosso trabalho baseou-se não apenas no conhecimento; foi sobretudo no sentido de criar interesse para trabalhar com amor e mostrar que não precisamos ser perfeitos, mas sim engajar-nos emocionalmente e fazer com qualidade.”

Cuidar dos cuidadores 

Durante esta formação houve destaque para uma acção singela, mas repleta de significado, em que os cuidadores do ICCA resolveram fazer um mimo aos seus colegas do Centro de Acolhimento das Crianças com Vulnerabilidades Especiais. A ideia de se fazer uma doação para os seus pares surgiu dentro do módulo ministrado por Areolinda Dúran, na sequência de uma visita feita ao centro. “Decidimos contemplar os cuidadores deste centro porque, normalmente, as atenções são direcionadas para as crianças deste centro. Entendemos que agora era preciso cuidar também dos cuidadores e reconhecer a importância do seu trabalho”, explica, realçando que foram contemplados os cuidadores, o pessoal de serviço gerais e a coordenadora. 

Publicidade
Cuidadores do Centro de Acolhimento de Crianças com Vulnerabilidades Especiais

Numa curta intervenção, a coordenadora do CACVE, Cibel Rosário, admitiu que foi a primeira vez que as pessoas que visitam o centro reconhecem o trabalho feito pela equipa. “As pessoas que nos visitam e a sua preocupação é sobretudo com as crianças, mas é facto que os cuidadores também precisam ser cuidados. Mas, esquecemo-nos esta lado. Quando vemos que o nosso trabalho é reconhecido, sentimo-nos muito mais motivados e empenhados para fazer mais e melhor” disse esta responsável, que agradeceu este gesto singelo em nome toda a equipa do Centro de Acolhimento.

Também um dos monitores mostrou-se surpreendidos com este gesto nobre e grande dos colegas do ICCA porque, afirmam, raras vezes é reconhecido o seu trabalho. “Quando surgem momentos como estes, de um cuidador ser reconhecido, é um gesto enorme, é nobre. Fiquei emocionado porque não estava à espera. Ficamos agradecidos e, em nome dos meus colegas, só tenho a dizer que ficamos satisfeitos. O reconhecimento devia vir por outras instituições. Continuem e, quem sabe, amanhã seremos nós a ir ao ICCA reconhecer o vosso valor também”, declarou José Ramos. 

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo