Pub.
Pub.
Atualidade

Cabo Verde e Angola analisam cooperação bilateral: Transportes e turismo na mira

Os presidentes de Cabo Verde e de Angola abordaram, esta segunda-feira, em Luanda, a cooperação entre os dois estados, com foco nos transportes aéreos e na hotelaria e turismo, nesta que é a primeira visita oficial de José Maria Neves desde que foi eleito, em outubro passado. Na ocasião, João Lourenço defendeu que a cooperação entre os dois país deve continuar e evoluir para novas áreas ainda não exploradas.

O Chefe de Estado angolano fez esta afirmação no primeiro dia de trabalho do José Maria Neves em Angola, que arrancou no Memorial António Agostinho Neto, onde fez a deposição de uma coroa de flores e assinou o livro de honra. E já há resultados palpáveis da visita, com a possibilidade da companhia aérea TAAG usar Cabo Verde como hub para os países da região, mas também europeus e das Américas, aproveitando as autorizações da Cabo Verde Airlines.

Publicidade

Outra área elencada pelos dois presidentes da República foi hotelaria e turismo. Segundo o Presidente daquele país, Cabo Verde possui uma Escola de Hotelaria e Turismo que está a qualificar os quadros nacionais e Angola poderá atingir este patamar, ou seja, estar ao nível da capacitação e qualificação dos recursos humanos.

Neves aproveitou para convidar o seu homologo para visitar Cabo Verde, convite que foi prontamente aceite. Falta agora acertar a melhor data. Logo de seguida, os dois presidentes deslocaram ao Palácio da Assembleia Nacional de Angola, país que detém a presidência rotativa da Comunidade dos Países Língua Portuguesa (CPLP).

Publicidade

Antes de viajar para Angola, JMN falou do simbolismo que caracteriza esta sua deslocação e manifestou o desejo de ver as relações entre os dois países reforçada, aproveitando o enorme potencial existente. Destacou ainda o facto de Angola já ter investimentos em Cabo Verde no domínio da banca, das telecomunicações e dos combustíveis e referiu a intenção de alargar a cooperação aos sectores dos transportes, turismo, ensino superior, ciência, inovação e reforma do Estado e Administração Pública.  

O Chefe de Estado iniciou ontem uma visita de três dias a Angola, a sua primeira, de caracter de Estado, ao exterior, que considera um “sinal forte” no reforço das relações entre os dois países.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo