Balanço covid19: Situação controlada na Boa Vista, aumento crescente na Praia
O Director Nacional da Saúde fez hoje um balanço detalhado da evolução do covid19 em Cabo Verde, volvidos 45 dias sobre a confirmação do primeiro caso positivo na ilha da Boa Vista. Artur Correia garantiu, com base nos dados disponíveis até às 15 horas, que a situação está controlada na ilha das Dunas, mas há um aumento crescente na Praia.
Desde a 16ª semana, altura em que houve um aumento brusco de infectados na Boa Vista com a saída das pessoas que estavam em quarentena nos hotéis, segundo o DNS, Cabo Verde registou 60 casos confirmados. Na semana seguinte baixou para 40 e ontem estabilizou-se em 54. São numero que lhe permitem afirmar que ainda não se chegou ao pico da semana 16, não obstante o aumento crescente na Praia. “Tivemos 48 casos positivos na ilha da Boa Vista depois da semana 16 e, nas duas seguintes até ontem, registamos apenas um. Isso quer dizer que está mais ou menos controlada. Já em relação a Praia, há um aumento. Até ontem, ou seja na semana de 27 de abril a 03 de maio, tínhamos 53 casos”, detalha Artur Correia.
Do total de 175 casos, prossegue, 33 estão recuperados ou tiveram alta, sobretudo na ilha da Boa Vista. Dois casos – um cidadão inglês e uma holandesa – regressaram aos seus países de origem e há o registo de dois óbitos, um estrangeiro e uma mulher de 92 anos. Mais de 400 pessoas estiveram em quarentena por semana epidemiólogica, dos quais 326 em quarentena obrigatória, resultante da investigação realizada junto aos contactos, sobretudo na Praia, mas também no interior de Santiago.
Pela primeira vez o DNS identificou os bairros da capital de maior incidência da pandemia. Do total de 21 bairros afectados, de acordo com Correia, os mais criativos são Vila Nova-Moínho, Achada Santo António, Ponta d’ Agua e Achada São Filipe. Este deixou claro no entanto que os locais de residência não são relevantes. Já em termos de evolução de testes, referiu a uma forte dinâmica a medida que o número de casos foram aumentando e, consequentemente de testes realizados.
Relativamente ao panorama actual, até às 15 horas de hoje, Cabo Verde tinha quatro casos suspeitos, sendo dois na Praia, um m Santa Catarina e um no Tarrafal. Um total de 134 pessoas estavam internadas, dos quais 112 na Praia, pelo que foi preciso aumentar os locais de isolamento. “Neste momento o HAN está reservado para os casos mais graves. Temos sete ou oito doentes ali. Os restantes estão na Escola de Hotelaria, que já está esgotada, e 20 estão na Cruz Vermelha em Achada Grande. Mas já temos pronto um espaço no Estado Nacional para receber doentes.”
A nível nacional, prossegue o Director Nacional da Saúde, 37 doentes recuperaram ou receberam alta, a grande maioria na Boa Vista. E continua em quarentena 451 pessoas, essencialmente na capital. “Temos 102 pessoas em quarentena domiciliar espalhados por diferentes concelhos: Santa Catarina (9), Tarrafal (52), Santa Cruz (25) e S. Vicente (16), para alem das 349 em quarentena obrigatória, dos quais 301 na Praia”, conclui.