B6Cultura

Língua Portuguesa celebrada com “Conversas de dentro de casa”: Germano Almeida é um dos convidados

O Dia Mundial da Língua Portuguesa, que se celebra no próximo dia 05 de maio, será vai ser comemorado em versão virtual, através dos canais online e redes sociais do Centro Cultural Português polos da Praia e de São Vicente. Para o efeito, foram convidados alguns escritores dos países de língua portuguesa, conduzidos pelo director do Centro Cultural Português, João Branco. 

Intitulado “Conversas de dentro de casa”, consiste em um ciclo de conversas, sendo as duas primeiras com os escritores José Luís Peixoto (Portugal) e Germano Almeida, (Cabo Verde), na terça-feira e quinta-feira, 05 e 07. As conversas iniciam por volta das 19 horas e vão prolongar por toda a primeira quinzena deste mês de maio e podem ser acompanhadas através do link https://www.facebook.com/ccpmindelo.

Através da pagina do Centro Cultural Português na cidade da Praia – https://www.facebook.com/CCPCaboVerde/ -, no dia 05, a partir das 10 h e ao longo do dia, serão apresentados videos com mensagens sobre a importância da língua portuguesa, nomeadamente do Presidente da Republica e dos embaixadores da Comunidade de Países Língua Portuguesa com representação aqui no arquipélago. O propósito, diz o CCP, é envolver o público infantojuvenil nas comemorações. 

Para o dia 6 até 13 de maio, estão previstos contação de estórias, com Dina Salústio, Antonieta Lopes, Marilene Pereira, Zenaida Alfama, de entre outros. Refira-se que as actividades do Dia Mundial da Língua Portuguesa inicial no dia 04, com a Semana da Língua Portuguesa. Nos dias 04 a 08, serão divulgados os videos de leitura realizadas no quadro da maratona: “A (s) ilha (s) nas literaturas de expressão portuguesa”. 

No dia 05, no âmbito do programa “Histórias daqui e dali – percursos literários em Língua Portuguesa” será publicado um video com um entrevista a João Fonseca, autor do projeto “Estórias do meu país inventado” e, no mesmo dia, um outro com a leitura da obra “Burro carga d’água” pelo seu autor, João Fonseca. Dois dias depois, 07, o CLPMindelo disponibiliza, em linha, uma proposta de abordagem didática do conto “Eu já tinha a minha bandeira” de Dina Salústio. 

Ainda por ocasião desta Semana, a Universidade de Cabo Verde, a Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa, o Camões – Centro de Língua Portuguesa da Praia e o Leitorado da Rede CAPES Brasil em Cabo Verde organizam o Encontro Cabo-verdiano de Língua Portuguesa, subordinado ao tema geral: A Língua Portuguesaem Contextos Multilingues e Multiculturais, que decorrerá entre os dias 07 e 09 de maio. 

O programa do encontro prevê videocomunicações proferidas por professores e investigadores convidados e a publicação de duas obras que advêm do trabalho de investigação desenvolvido pela Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa. Paralelamente, o CCP na Praia promove, durante duas semanas, a formação “A canção cabo- verdiana em língua portuguesa – propostas de abordagem didática”.

A formação é vocacionada para professores de Língua Portuguesa no Ensino Secundário. Proceder-se-á, igualmente, à publicação, em linha dos materiais desenvolvidos no âmbito do projeto Nós e a Língua Portuguesa e do programa de aprendizagem de português em contextos multilingues e multiculturais. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar