Pub.
Pub.
AtualidadeB1

Associação de Empresários Chineses de Cabo Verde elege nova direcção em busca de uma maior integração

A Associação dos Empresários Chineses de Cabo Verde elegeu ontem novos órgãos sociais, que elencou como prioridade ajudar os seus associados a entender a legislação cabo-verdiana e buscar uma maior integração em São Vicente. Paulo Pan, presidente eleito da nova direcção desta associação, afirma que a anterior direcção era fechada e apatia, o que motivou esta nova eleição, antecedido da destituição dos órgãos anteriormente eleitos. 

O Secretário Du Yunyou explicou ao Mindelinsite que a associação foi criada faz três anos. No seu primeiro ano ainda chegou a desenvolver algumas actividades mas, nos últimos dois anos, tornou-se inactiva. “Isso nos prejudicou muito, enquanto associação comercial, mas também penalizou a própria sociedade chinesa como um todo. A ideia da criação da nossa associação era apoiar os nossos associados em todos os sentidos, desde o entendimento da língua, da legislação cabo-verdiana, de entre outros. Outro objectivo que falhou redondamente é a nossa integração na sociedade mindelense. Temos alguns associados que estão aqui há muitos anos e que ainda não entendem a língua local, ficam fechados no seu mundo”, indica. 

Publicidade

É tentando reverter este quadro de inatividade que alguns sócios antigos resolveram juntar para dar uma nova vida a esta associação. “Era a primeira fez que estávamos a criar uma associação e não sabíamos exactamente o que deveríamos fazer. Agora já temos alguma experiência acreditamos que podemos fazer muito para ajudar o colectivo de chineses na ilha e os mindelenses, com senso de honra e de responsabilidade. Queremos fazer um trabalho com mais cuidado e com impacto em São Vicente”, pontua. 

Foi neste sentido que, aproveitando o término do mandato da direcção anterior, decidiram avançar com uma nova equipa, liderada por Paulo Pan (presidente da direcção), Xu Wei (vice-presidente), Dy Yunyou (secretario-geral). Ainda Zhang Wuchen (presidente da Assembleia) e Xu Zhennan (vice-presidente) e Lv Guogiang (presidente do concelho fiscal).

Publicidade

Esta equipa vai ter a responsabilidade de dinamizar a associação, angariar mais sociais e desenvolver acções que permita uma maior integração, destacando como novas acções, por exemplo, algo similar a campanha de apoio às famílias carenciadas de S. Vicente, no quadro da Covid-19, em que, rapidamente, conseguiram mobilizar uma grande doação à CMSV. Também pretende estender as suas acções às ilhas de Santo Antão e S. Nicolau.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo