Pub.
Pub.
AtualidadeB3

46 amostras de S. Vicente dão resultados negativos: Paciente chinesa continua infectada com Covid

Das 50 amostras enviadas de S. Vicente para o laboratório de virologia do hospital da Praia 46 deram resultados negativos para o coronavírus Covid-19, conforme revelou há momentos o Director Nacional da Saúde. Do grupo de amostras constava uma segunda colheita feita à paciente chinesa internada no hospital Baptista de Sousa, cuja análise revelou que continua infectada. Entretanto, o Delegado de Saúde de S. Vicente garantiu ao Mindelinsite que o estado clínico da doente é bastante positiva. “Ela está bem, está assintomática e a respirar pelos meios próprios”, frisou esse médico.

Feitas as contas, das 50 amostras, 46 foram negativas, 1 positiva e 3 aguardam ainda os resultados, que podem sair nas próximas horas. Elísio Silva faz questão de esclarecer que essas amostras não dizem respeito a pessoas suspeitas, mas sim aos contactos com a paciente chinesa e pessoal da área da saúde em S. Vicente, identificados na sequência da investigação epidemiológica em curso.  

Publicidade

As autoridades continuam ainda a tentar apurar a fonte de contágio da chinesa de 43 anos. Até o momento é o único caso positivo oficialmente registado em S. Vicente, apesar dos contactos que teve com familiares e pessoal médico na clínica Medicentro e no hospital de S. Vicente. A forma como a sua situação foi tratada, recorde-se, levou o ministério da Saúde a abrir um inquérito, que está a ser feito por três profissionais da ERIS – Entidade Reguladora Independente da Saúde. O relatório deve ficar pronto a qualquer momento.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Sonsente ê únik lugar na munde ondê ke tive um sô káze de corona. Sonsente ê unik lugar na munde ondê persentajem de texte negative ê máj ke 90%. Sonsente ê unik lugar na munde ondê kum pesôa puzitive ka kontaminá ningêm máj. Um sabê nô tem mania de ser xpesial, má nha pôvê de Sonsente mextê txá de bá pâ dôde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo