Pub.
Pub.
Atualidade
Tendência

Termina amanhã prazo legal para Augusto Neves contestar processo de perda de mandato

O edil Augusto Neves tem até amanhã para apresentar ao Tribunal da Comarca de S. Vicente a contestação ao processo administrativo de perda de mandato suscitado pelos vereadores da UCID e do PAICV. O jurista Armindo Gomes, líder do MpD em S. Vicente, confirmou ao Mindelinsite que o prazo, de oito dias úteis, termina esta quarta-feira até as 23 horas e 59 minutos e assegura que a contestação pode ser enviada por email.

Segundo Gomes, esse processo é de tramitação urgente e a decisão é de aplicação imediata, mesmo se houver recurso. No entanto, não soube precisar o tempo que o tribunal tem para apreciar e decidir a causa, visto que no momento do contacto estava sem acesso a essa lei.

Publicidade

Sobre este aspecto, o vereador Albertino Graça diz que o prazo não é o mais importante neste processo. Assegura que a oposição foi obrigada a tomar essa medida para saber os reais motivos que levam Neves a agir da forma como tem agido. “Espero, sinceramente, que ele tenha um bom advogado e, para mim, ele tem de dispor de tempo, de instrumentos e meios para responder de forma conveniente a este caso“, frisa Albertino Graça, lembrando que Augusto Neves resolveu negar o acesso a informações sobre assuntos da autarquia aos vereadores da UCID e do PAICV. Isto inclui o projecto da Rua Pedonal, que piorou ainda mais a já azeda relação política na CMSV.

Relembre-se que os cinco vereadores da oposição resolveram no dia 28 de outubro “desobstruir” a rua Sena Barcelos dos separadores de cimento colocados nessa via e que essa decisão foi fortemente contestada por Augusto Neves. O autarca reagiu no mesmo dia, mandando repor os canteiros, e anunciando, em conferência de imprensa, que ia retirar todos os pelouros e poderes a esses vereadores “arruaceiros“, por perda de confiança. Segundo Albertino Graça, ainda não soube de qualquer ação do presidente da CMSV nesse sentido.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo