Pub.
Social
Tendência

Saltos acrobáticos, natação e rodas de conversa na Matiota para assinalar o dia de S. Vicente

Pub.

A comissão cívica para a valorização da Matiota vai assinalizar o dia do município de S. Vicente com actividades desportivas e culturais na orla dessa famosa praia mindelense. Conforme o programa, haverá uma demonstração de saltos acrobáticos no trampolim, que costumavam ser executados antigamente, e travessias a nado e de caiaque entre o Miradouro da praia da Lajinha e Matiota no período da manhã. Para a tarde o programa irá contemplar um momento cultural (que deve ser suspensa por respeito à memória de Lily Freitas), exposição de fotografias da antiga Matiota e da limpeza da pequena piscina pública, chamada de tanquim, e rodas de conversa. Estas irão centrar na influência dos ingleses em S. Vicente, a ser abordada pela historiadora Marina Ramos, uma resenha do livro de B. Leza “Razões da amizade cabo-verdiana pela Inglaterra”, por João Silva, e uma comunicação de Carlos Monteiro intitulada “S. Vicente cá podê pará – eh hora de nô volta ao Taca-taca”.

Segundo António Silva, a comissão foi constituída para dar continuidade ao trabalho de recuperação da Matiota, restrituir essa praia e sua memória à ilha de S. Vicente. Para ele, essa orla tem de continuar a ser de domínio público, e não entregue para disfrute de um grupo de privados.

Publicidade

Este será também um momento para se prestar homenagem a Lily Freitas, falecida esta madrugada no hospital de S. Vicente, ela que, por coincidência, foi professora do presidente da referida comissão nos tempos que lecionou na Escola Salesiana. “Eu a tratava carinhosamente por professora Lily, pois era uma pessoa que respeitava muito e tinha um grande apresso por ela. Ela foi das mulheres mais corajosas e de carácter que conheci na minha vida”, frisa António Silva.

As actividades programadas para hoje, diz António Silva, visam apenas ter um sentido simbólico.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo