Pub.
Pub.
Atualidade

Cabo Verde recebe amanhã mais 50 mil vacinas da Sinopharm

O ministro da Saúde anúnciou a chegada ao país amanhã, sexta-feira, de mais 50 mil doses da vacina chinesa Sinopharm, elevando assim o stock de imunizantes existente para 200 mil doses. Arlindo do Rosário mostrou-se ainda satisfeito com o ritmo de vacinação das pessoas contra a Covid-19, dizendo-se convicto de que se vai atingir a meta de 70% da população estabelecida pelo Governo.

O governante fez estas declarações durante uma visita à um centro de vacinação na Capital. Este garantiu que Cabo Verde tem neste momento 150 mil doses de vacinas contra a covid-19 para serem administradas, incluindo o donativo da Hungria, que na terça-feira entregou 100 mil doses da vacina da AstraZeneca às autoridades cabo-verdianas. “Iremos receber na sexta-feira mais 50 mil doses da vacina Sinopharm, teremos uma disponibilidade de aproximadamente quase 200 mil vacinas para serem aplicadas até agosto”, afirmou o ministro da Saúde à RCV

Publicidade

“Se nós continuarmos nos próximos meses, mesmo depois de agosto, a ter mais vacinas, e estamos a trabalhar para isso, acredito que até final do ano, sim, teremos 70% da população elegível vacinada”, acrescentou a tutela da Saúde. Isto numa altura em que Cabo Verde já vacinou com uma dose das vacinas da AstraZeneca e Pfizer cerca de 33 mil pessoas, equivalente a 10% da população elegível para o processo de vacinação.

Sobre este particular, Arlindo do Rosário afirmou que a adesão da população à vacinação tem vindo a aumentar e que os receios iniciais com a vacina da AstraZeneca, a única disponível em grande quantidade no país, deixaram de existir. “Em relação a alguma desconfiança [sobre a segurança das vacinas] existente inicialmente, praticamente desapareceu. As pessoas estão a ver que a vacina é segura, os efeitos colaterais adversos são insignificantes ou muito poucos, e a taxa de adesão tem sido muito boa. Nós queremos é que cada vez mais, tendo essa possibilidade, as pessoas adiram ao processo, por forma a termos um país efectivamente seguro”, disse ainda.

Publicidade

Recorda-se que Cabo Verde recebeu na semana passada 31.200 doses da vacina da AstraZeneca contra a covid-19 pelo mecanismo Covax, no âmbito de um donativo da França. Antes, a 12 de março, recebeu 24 mil doses da AstraZeneca e 5850 da Pfizer dois dias depois, no âmbito do mecanismo Covax, iniciativa fundada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que visa garantir uma vacinação equitativa contra o novo coronavírus. Ainda, a 14 de maio chegou mas 24 mil da AstraZeneca, vindos de Portugal.

C/RCV

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo