Um cão que caminhava com o dono em Monte Verde, na zona conhecida por “Frigorífico”, caiu de um penhasco de cerca de quase 500 metros, ontem ao início da tarde, após ter sido surpreendido por uma rajada de vento. A operação de resgate feita pelos bombeiros durou cerca de duas horas e o animal foi transportado com vida para uma clínica veterinária.
“Estávamos a regressar de uma operação e passava-se do meio dia quando recebemos a chamada para nos dirigirmos ao Monte Verde para resgatar o animal. Chegando la, desci de rapel a partir do local onde o cão caiu e quando o alcancei, percebi que estava cheio de dores, pelo que chorava como uma criança”, conta Vlademiro Lima, um dos três bombeiros que participaram no resgate.
Em vez de escalar o penhasco para cima, decidiu descer com o cão até a estrada mais abaixo, ao perceber que o animal possivelmente não aguentaria a subida.
Para este profissional, quando há uma vida em causa não discriminam se é uma pessoa ou um animal. “A vida em primeiro lugar, independentemente de quem se tratar”, garante, ao mesmo tempo que se mostra satisfeito por terem tido sucesso na operação.
Participaram ainda do resgate, além de Vladmiro, os bombeiros Silvino Aleixo e Amilcar Ganeto.
Sidneia Newton