Covid-19: Vinte e um profissionais da saúde infectados desde início da pandemia
O Director Nacional da Saúde afirmou esta tarde que 21 profissionais da saúde fazem parte dos 218 casos de infecção por Covid-19 detectados até o momento em Cabo Verde. Destes, 7 são funcionários do Hospital da Trindade, estabelecimento alvo de um despiste geral do coronavírus e que revelou a existência de 27 pessoas contaminadas. Os restantes são pacientes desse hospital psiquiátrico, que faz parte do hospital central Agostinho Neto.
“Como se sabe, os sete funcionários vivem nas suas comunidades e fazem o percurso diário para o trabalho. Os doentes, por seu lado, estão internados e eventualmente pode essa a via de introdução do vírus nesse hospital”, admitiu Artur Correia. Além disso, o DNS realçou que um psicólogo que acusou a doença tem ligações com o hospital de Trindade, o que vem atirar por terra a reacção da direcção do HAN, que enviou um direito de resposta ao Mindelinsite a negar qualquer hipótese de profissionais da saúde terem infectado colegas e pacientes.
A recolha de amostras para análise nos funcionários e pacientes da Trindade fez parte da política de despiste do coronavírus em todos os serviços do sistema de saúde, mas Artur Correia deixa perceber que essa operação foi reforçada por causa do psicólogo que testou positivo. Segundo Correia, quase todos os serviços da saúde já foram percorridos pela equipa de despistagem, na cidade da Praia.
Neste momento, a Capital conta com 156 infectados e há mais dois casos suspeitos a aguardar resposta a análises. Há uma terceira pessoa na lista de suspeitos, desta feita em S. Vicente. Nesta ilha, a única paciente em tratamento recebeu alta, enquanto que na Boa Vista o número de doentes continua a decair. Neste concelho já restam “apenas” 18 doentes e alguns deles podem receber alta nos próximos dias. Aguardam as análises laboratoriais das amostras que já se encontram na Capital para saber se respeitam os critérios de alta.
KzB