O secretário de saúde do Reino Unido anunciou que uma vacina contra o novo coronavírus, desenvolvida na Universidade de Oxford, será testada em pessoas a partir de amanhã, quinta-feira. De acordo com Matt Hancock, o governo britânico investiu 20 milhões de libras para ajudar a financiar os estudos clínicos da pesquisa.
Um dos integrantes da equipe da Universidade de Oxford disse que se os testes forem bem-sucedidos, milhões de doses da vacina poderão estar disponíveis a partir de setembro. Já são mais de 17 mil óbitos no território britânico, sendo 823 somente nas últimas 24 horas.
A Alemanha também garantiu hoje que aprovou o primeiro ensaio clínico para uma vacina contra a covid-19. O anuncio foi feito por Paul-Ehrlich-Institut, uma agência federal do Ministério da Saúde do país. A vacina está a ser desenvolvida pela empresa de biotecnologia BioNTech em Mainz.
O instituto alega que conseguiu completar o processo de aprovação em quatro dias. Para além deste, um outro processo deverá arrancar em junho no Imperial College de Londres. Os investigadores já começaram a pedir voluntários.