Pub.
B1Desporto

Andebol SV: Atlético começa Sábado defesa do título masculino frente ao Comando

Pub.

O campeonato regional de andebol de S. Vicente arranca este Sábado com o calendário a determinar os jogos Amarante-Farense, em feminino, e Comando-Atlético, no escalão sênior masculino. No Domingo, a formação feminina do Atlético defronta a equipa do Farense, enquanto a Real Sociedade (ex-Liceu Ludjero Lima) entra em campo para enfrentar os rapazes do Farense. O Batuque fica de fora, na prova masculina.

Após vencer o Torneio de Abertura em masculino e feminino, o Atlético começa depois de amanhã a defesa do título regional de S. Vicente nas duas frentes. O clube liderado pelo técnico Aquilino Fortes, que também detém os ceptros nacionais nos dois escalões, será o alvo na mira dos adversários, mas promete ser um osso duro de roer, principalmente no campo masculino. 

Publicidade

Esta época, o campeonato registou uma reduçāo de equipas – que passaram de cinco para três em femininos e de seis para cinco em masculinos -, mas, segundo Luis Fortes, presidente da AASV, essa quebra nāo irá colocar em questão a capacidade dos representantes de S. Vicente de disputar o título nacional nas duas categorias. “Essa quebra é preocupante, mas entendo que nāo irá ter implicação na performance das nossas equipas nas provas nacionais. Isto só poderia acontecer se houvesse uma redução drástica do número de jogos, o que nāo será o caso”, frisa Luis Fortes, para quem os atletas mindelenses continuam a demonstrar uma boa capacidade competitiva. 

Apesar disso, Fortes mostra-se preocupado com o futuro da modalidade em S. Vicente. Para ele, é urgente dinamizar os escalões de formação sub-12 a sub-19. Uma tarefa que, diz, deve ser desenvolvida pelos clubes com a colaboração da AASV. “Compete aos clubes formar equipas e à associaçāo o dever de organizar provas”, salienta. 

Publicidade

Este ano, segundo Luis Fortes, S. Vicente nāo vai assumir a organização de nenhuma prova nacional, depois de a região ter sido palco nas duas últimas temporadas dos campeonatos feminino e masculino, respectivamente. No entanto, lembra, enquanto detentora dos títulos nacionais em masculino e feminino, a ilha do Monte Cara terá direito a quatro equipas na prova, duas para cada escalāo. A seu ver isso será um grande incentivo para a disputa do campeonato regional.

A competiçāo regional masculina terá duas voltas e duas fases nos play-off, enquanto a feminina será disputada em quatro voltas, com apuramento de apenas duas equipas para os play-off, à melhor de cinco jogos.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo