Pub.
B2Cultura

Professores de S. Vicente pedem regresso das salas de cinema no desfile do 10º ano

Pub.

Os professores de S. Vicente apelaram ontem ao regresso das salas de cinema, que ha anos desapareceram do convivio da sociedade mindelense. Num desfile intitulado “Soncent ka tem cinema”, os docentes voltaram a usar materiais reciclaveis para resgatar a importancia da sétima arte na vida sociocultural da ilha de S. Vicente.

Como recordam Emilia Ramos e Anilda Medina, o proprio Carnaval do Mindelo foi bastante influenciado pelos filmes que passavam nos ecrãs dos cinemas Eden Park e Alto Miramar, este ultimo mais conhecido por cinema Tuta. Através das longas metragens, lembram, os folioes inspiravam-se nas imagens dos filmes historicos, futuristas e do oeste selvagem. Um exemplo disso, e Kakoi, que sempre se fantasiava de indio norte-americano e hoje tem o seu nome atribuido a um premio pelo Centro Nacional de Arte e Design.

Publicidade

“Há dez anos que saio com os professores, apesar de ser funcionaria da Delegacão Escolar, e acho que este tema estava a faltar. Todos nos recordamos do tempo do Tuta e Eden Park, que deixaram saudade. Alem do divertimento eram palcos de emanacão da cultura”, frisa Emilia Ramos.

Para Anilda Medina, o Carnaval e das melhores formas de expressão critica a mão do povo e, desde que usada com criatividade, consegue lancar mensagens e mudar o rumo das coisas. “E um facto que as salas de cinema desempenharam uma grande funcão na nossa sociedade e que nos deixam muita falta. Os professores consideram que seria um assunto adequado para marcar o decimo aniversario deste grupo”, enfatiza Medina.

Publicidade

O desfile foi composto por 9 alas inspiradas em marcos e figuras da sétima arte: Charlot, Moulin Rouge, Indios, Piratas, Anaconda, Vikings… A quantidade de pessoas que acompanharam e aplaudiram o desfile dos professores voltam a comprovar a qualidade do trabalho que os docentes das diversas escolas do ensino básico, secundário e superior tem vindo a apresentar no Carnaval do Mindelo há 10 anos.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo