Mindelo contemplada com dança, música e arte marcial na semana cultural chinesa
A cidade do Mindelo será contemplada com uma noite de espectáculo no Centro Cultural do Mindelo enquadrada na Semana Cultural Chinesa. Segundo Paulo Pan, representante da associação Amicachi em S. Vicente, o show reservado para esta ilha irá incluir dança, música e demonstração de arte marcial, com um forte envolvimento de jovens cabo-verdianos. Aliás, 24 dançarinos mindelenses terminam amanhã uma formação intensiva de dez dias em quatro tipo de danças tradicionais da província de Si Chuan, ministrada pelos professores Yin Huai Jian e Gu Mang Ning.
Entrevistados pelo Mindelinsite, os formadores mostraram-se impressionados com a capacidade de aprendizagem dos alunos. Yin Jian ilustra que o grupo de rapazes aprendeu os movimentos em apenas três dias, apesar do grau de exigência dessas danças. “As danças têm movimentos muito próprios e exigem que o executante esteja espiritualmente conectado”, elucida esse professor profissional, que pisa solo cabo-verdiano pela primeira vez. Mas para ele tem sido uma experiência interessante conhecer uma outra cultura.
A mesma impressão tem a professora Gu Mang Ning, que não escondeu a sua surpresa pela capacidade demonstrada pelas meninas em executar a dança tradicional de Si Chuan. Apesar de dispor de apenas 10 dias para a formação, Ning acha que o tempo é suficiente para deixar as dançarinas prontas para uma grande performance. Ela que espera ouvir boas notícias do espectáculo já que não estará presente no CCM.
O espectáculo está agendado para 26 de Janeiro, dois dias após a entrada de um novo ano no calendário chinês, e irá ainda contemplar a famosa Dança do Leão, música chinesa interpretada por artistas cabo-verdianos e exibição de arte marcial por um grupo que frequentou na China um curso de três meses do estilo Kung-Fu.
A semana cultural chinesa decorre de 22 a 29 de Janeiro, tendo o seu epicentro na cidade da Praia. Mindelo volta acolher esse evento por apenas um dia.
KzB