Pub.
Social

Delegacia de Saúde organiza campanha de doação e marcha pela saúde arterial em S. Vicente

Pub.

A Delegacia de Saúde de São Vicente organiza a partir de hoje, dia 15 de Maio, uma campanha de doação em São Vicente para assinalar o dia do Assistente Social. Com esta iniciativa a instituição pretende arrecadar na ilha e na diáspora essencialmente materiais hospitalares  para ajudar utentes mais necessitados.

“Pretendemos dispor de materiais para doar ou emprestarmos aos pacientes sem poder económico e, quando não precisarem mais dos materiais, devolveriam e assim poderíamos ajudar outras pessoas”, explica Ibraltino Delgado, assistente social que está à frente da campanha. De acordo com Delgado, a campanha não se restringe a São Vicente, por isso espera que a sua divulgação alcance outras pessoas ou instituições fora da ilha ou do país dispostas a ajudar.

Publicidade

Entre os materiais que poderão ser oferecidos, há preferência por cadeiras de roda, canadianas ou bengalas, andarilhos, fraldas, armações de lentes e óculos, colchões, aparelhos de aerossol, glicemia de tensão e termómetros, camas hospitalares, seringas e adesivos e outros objectos de primeiros socorros ou mobilares. Este apelo à solidariedade tem como lema “ajude quem precisa doando o que você não precisa ou não está a utilizar” e dispõe de postos de arrecadação na Delegacia de Saúde de São Vicente e centros de saúde da ilha.

Ainda, no dia 18 deste mês, a Delegacia de Saúde organiza pelas ruas do Mindelo uma marcha para chamar a atenção para a prevenção da hipertensão arterial. Esta caminhada, que envolve a instituição e o Instituto Nacional de Saúde Pública,  culmina na praia da Laginha, com a realização de, entre outras atividades, uma sessão de ginástica e medição da tensão arterial. A Delegacia apela à comparência de todos, uma vez que esta patologia pode levar à morte e afeta mais de 37% da população mundial, com tendência para aumentar a cada ano. 

Publicidade

Sidneia Newton (Estagiária)

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo