Pub.
Social

Faleceu Bica, reformado da Shell e amante do desporto

Pub.

A ilha de S. Vicente perdeu mais uma das suas humildes figuras públicas. Depois do inesperado desaparecimento físico do empresário Quiquinhas em Portugal, faleceu ontem à noite na cidade do Mindelo Manuel Gertúlio, mais conhecido por “Bica”, aos 78 anos de idade. Homem de grande vivacidade, Bica sucumbiu na sua residência à doença que o apoquentava nos últimos tempos.

Para trás deixa recordações e o seu historial de amante do desporto, da pesca e da cozinha. Segundo Emanuel St’Aubyn, ex-colega do malogrado quando trabalhou na Shell, Bica era um apreciador e praticante do voleibol e futebol, mas adorava especialmente pescar e cozinhar para os amigos mais pertos. “Ele adorava inventar pratos. Os preferidos dele eram barriga de atum e cabrito com lagosta, este último um prato que ele inventou”, recorda esse ex-gestor da empresa petrolífera.

Publicidade

Manuel Gertúlio Silva começou a trabalhar ainda jovem como ship chandler no Porto Grande do Mindelo. Depois passou a gerir uma empresa de distribuição de água por carros-cisternas. Entretanto teve de partir para Angola em 1973, onde trabalhou na Hollbright, uma casa inglesa. Com o advento da Independência em 1975, regressou a Cabo Verde e ingressou na empresa Shell onde exerceu funções na área comercial e de abastecimento de combustível. Mas também passou pelo departamento de distribuição de gás e pós-venda. Viria a reformar-se nessa companhia, que foi, entretanto, substituída pela Vivo Energy, mas continuou a residir na ilha de S. Vicente, onde era visto a passear sempre com uma pose de jovialidade.

“Ele adorava passar pelos lados da Praia d’Bote e conversar com as pessoas. Ele gostava de ouvir estórias de pessoas simples. Aliás, ele adorava historia, em particular a história da segunda Guerra mundial”, revela St’Aubyn, que via o amigo Bica como uma pessoa que não tinha receio de emitir a sua opinião sobre assuntos até incómodos.

Publicidade

Nos últimos tempos, Bica foi atacado pela doença de Alzheimer, enfermidade que, conforme apurou este jornal, progrediu rapidamente. Faleceu ontem à noite em casa.

KzB

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo