Pub.
DesportoEscolha do Editor
Tendência

Ciclistas de S. Nicolau dominam pódio da corrida do Município de S. Vicente

Pub.

Dois ciclistas de São Nicolau, João Leitão e Arlindo Soares, ocuparam o primeiro e segundo lugar do pódio da corrida Municipal de São Vicente, que se assinala na quarta-feira, 22. Os 80 quilómetros da prova foram percorridos entre 2h28 e 2h29 minutos pelos dois atletas, que relegaram o atual campeão nacional, o ciclista mindelense Miklos Mota, para a terceira posição. 

A prova de ciclismo, enquadrada nas atividades do Dia do Município de São Vicente, contou com a participação de 20 atletas. Arrancou na praia da Lajinha e passou por São Pedro, Calhau, Baía das Gatas e terminou na Avenida Invicta do Porto, na Ribeira Bote. O ciclista João Leitão, de 30 anos, foi o primeiro a cortar a meta, imediatamente seguido por Arlindo Soares e Miklos Mota. 

Publicidade

“Esta foi a minha segunda participação na prova. Não estava à espera desta vitória porque tenho pouco tempo de treino”, declarou o ciclista, que destaca o percurso até S. Pedro como o mais difícil. “Mantive a esperança, sobretudo debaixo do Monte Verde, onde consegui algum distanciamento. Mas consegui aguentar o ritmo até o final,” comemorou.

Satisfação era também o sentimento do segundo classificado, que agradeceu a Deus, a Sucla, a Câmara Municipal e a Associação de Ciclismo de S. Vicente por este feito. “Viemos preparados e com uma boa equipa. Atacamos na subida, onde somos mais fortes. Estava em terceiro, mas consegui recuperar. Foi uma bonita prova para a nossa equipa. Agora é preparar para mais corridas.”

Publicidade

O presidente da Assembleia da Associação de Ciclismo explicou que este ano decidiram priorizar a corrida do Município de São Vicente em detrimento das atividades de fim de ano. “Totono” Monteiro informou ainda que a corrida ficou marcada pela ausência do campeão regional e nacional Nélio Cruz, que, junto com outros colegas, está a participar numa competição na Mauritânia.

Este foi, no entanto, representado pelo irmão Miklos Mota, de 18 anos, que ficou em terceiro, mas diz ter sentido a falta dos seus colegas. “Os ciclistas de São Nicolau vieram como equipa e não consegui fazer mais”, declarou o ciclista, que disse ter-se ressentido sobretudo nas subidas.

Publicidade

A corrida insere-se no programa do Dia do Município de São Vicente, que também vai ser assinalado, a nível desportivo, com uma corrida de cavalos esta segunda-feira, 20. Haverá ainda missa e procissão e uma sessão solene no Paços do Concelho, na quarta-feira, 22.

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo