Quatro missionários humanitários representantes da igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias visitaram ontem de manhã a Organização das Mulheres de Cabo Verde, no Mindelo, com o intuito de conhecer os projetos da instituição e ampliar a parceria que vem sendo desenvolvida desde 2015. Uma sinergia entre a ONG e a instituição religiosa que beneficia ao longo dos anos famílias de diferentes zonas da ilha, poderá ser ampliada e abranger maior número de famílias carenciadas.
“Somos parceiros da OMCV há muitos anos, fizemos trabalhos juntos com máquinas de costura, materiais informáticos e já estamos considerando outros equipamentos que poderiam ajudar outras mulheres que precisam desenvolver-se profissionalmente, para proverem para as suas famílias”, assegura o missionário Joseph Haynie.
O projeto a que se refere, trata-se da aposta recente da OMCV que pretende mudar a vida de mulheres chefes de família, dando-lhes kits de trabalho, para que possam avançar com outros projetos. Além disso, garante o missionário que há condições para alargarem a parceria para outros trabalhos que a instituição está ainda a desenvolver.
Estes missionários ocupam-se de trabalhos sociais com diferentes instituições privadas e públicas, com vista a beneficiar determinadas regiões do país. “Eu e minha esposa estamos aqui para 18 meses e trabalhamos juntos em parceria com outras organizações, como a OMCV, a Cruz Vermelha, a Adevic, entre outras e também o Governo. Vamos agora visitar algumas escolas para ver onde podemos contribuir para ajudar o povo de Cabo Verde”, acrescenta.
A responsabilidade deste casal, Linda Haynie e Joseph Haynie, é para com a região de Barlavento, assim como existe outros missionários para Sotavento. Na OMCV em São Vicente pretendem mobilizar recursos para ações que podem beneficiar centenas de famílias.
Sidneia Newton