Pub.
Social
Tendência

SN de Proteção Civil e Bombeiros apresenta no Mindelo a Metodologia de Avaliação Pós-Desastre

Pub.

O Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros (SNPCB) realiza na terça-feira, 16, no Mindelo, um seminário de capacitação de danos e necessidades Pós-Desastre (PDNA), dirigido aos setores e na recolha dos dados dos estragos em cada uma das ilhas/municípios. O encontro terá lugar no Gabinete de Crise, na esquadra da Polícia Nacional em Monte Sossego. 

De acordo com o Gabinete de Comunicação e Imagem do Governo, a iniciativa surge na sequência da passagem recente da tempestade tropical Erin, que causou estragos significativos nas ilhas de São Vicente, Santo Antão e São Nicolau. “O objetivo central do seminário, realizado com apoio técnico e financeiro das Nações Unidas, União Europeia e Banco Mundial, é capacitar os intervenientes locais na aplicação da metodologia, uma ferramenta estruturada e reconhecida internacionalmente para avaliação de impactos e planeamento de recuperação pós-desastre”, detalha.

Publicidade

Compreender o escopo da Avaliação de Danos e Necessidades Pós-Desastre: setores abrangidos, áreas geográficas, funções dos membros da equipa de avaliação, principais resultados esperados e produtos finais da avaliação e alinhar conceitos, terminologia e processo da avaliação entre o Governo, o Sistema das Nações Unidas e demais parceiros são dois dos objectivos específicos do seminário. 

A estes objectivos juntam-se o estabelecimento/confirmação das equipas setoriais em conformidade com os setores definidos nos Termos de Referência e organizados nos quatro clusters do PDNA (Social, Produtivo, Infraestruturas e Transversal), identificando o líder de cada equipa setorial e a definição de um cronograma detalhado para cada setor no período de seis semanas.

Publicidade

Este contempla recolha de dados de linha de base e análise do contexto pré-desastre; validação de dados sobre os efeitos das inundações (danos e perdas); análise e estimativa de danos, perdas e necessidades de recuperação; elaboração de relatórios setoriais. Ainda: revisão e finalização dos relatórios setoriais e consolidação do relatório final, incluindo a estratégia de recuperação.

O seminário, refira-se, preconiza ainda a apresentação e discussão de modelos/metodologias/materiais de apoio para a recolha de dados e para a estimativa de danos, perdas e necessidades no âmbito do PDNA e o esclarecimento dos arranjos de coordenação, gestão da informação e logística necessários para a condução da avaliação. 

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo