Pub.
Social
Tendência

Resolvida ligação da FAED à rede de esgotos, após acordo com a CMSV

Pub.

A Câmara de S. Vicente e a Univesidade de Cabo Verde chegaram a um acordo esta semana para a ligação da FAED à rede municipal de esgotos. Os trabalhos começaram hoje de manhã e poderão demorar no máximo um dia.

Em princípio, as obras deveriam ter arrancado ontem, mas foram adiadas para hoje devido a um contratempo. Mesmo assim, o Pro-reitor João Almeida mostra-se satisfeito com o entendimento chegado entre as partes. “Quero enaltecer o espírito de cooperação estabelecido e que nos permitiu solucionar um problema que sequer deveria existir neste momento”, comentou em conversa com o Mindelinsite.

Publicidade

Com base no estabelecido, o edifício será ligado a uma caixa situada a cerca de 6 metros, na avenida asfaltada em frente à Escola Técnica, que sempre foi, aliás, o caminho apontado pela Faculdade de Educação e Desporto. Recorde-se que, devido a acumulação de águas negras na cave, a direção decidiu iniciar os trabalhos, que foram logo suspensos pela autarquia, que aplicou uma multa de mil contos à FAED. o caso esta nas mãos do assessor jurídico.

O caso gerou muita polémica e foi até politizado porque foi divulgado pela voz do líder da bancada do PAICV na Assembleia Municipal de S. Vicente. A questão foi apresentada como um problema de saúde pública pela própria FAED, visto que, segundo o professor Albertino Martins, a água estagnada estava a permitir a propagação de mosquitos dentro do estabelecimento e arredores.

Publicidade

Conforme o acertado, a FAED vai assumir os custos com as obras internas, enquanto a CMSV arca com as despesas da parte pública. Neste momento, com a diminuição drástica do uso da escola pelos estudantes, que estão em férias, a cave já não tem águas negras. O Pro-reitor da UniCV está ciente de que o ano lectivo será retomado na normalidade para satisfação dos usuários do edifício e dos vizinhos, que estavam a ser afectados pelo cheiro e a presença de mosquitos.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo