A OMCV realiza amanhã um encontro com os seus parceiros em S. Vicente, momento que servirá para a instituição divulgar os planos levados a cabo em 2024 e saber até que ponto pode continuar a contar com a ajuda dos mesmos este ano. Segundo Fátima Balbina, foram convidadas as empresas financiadoras, as ONG’s e pessoas que ajudam a implementar as actividades programadas, por isso considera essa reunião de extrema importância para a organização.
“Nesse encontro, intitulado ‘O papel das cooperações e parcerias no reforço institucional‘, vamos analisar o impacto dessas parcerias, falar da importância da cooperação e do reforço das ajudas”, perspectiva a delegada da OMCV em S. Vicente, acentuando que a OMCV aumentou a carteira de projectos para 2025 devido ao crescimento de pedidos. “Tendo em conta esta realidade, precisamos saber até que ponto podemos continuar a contar com o envolvimento dos nossos parceiros.”
A iniciativa está enquadrada no programa comemorativo do mês de março, que é dedicado em Cabo Verde às mulheres e tem uma ligação especial com a OMCV, enquanto organização das mulheres. Aliás, no dia 27 de março a OMCV irá celebrar os seus 44 anos de existência, pelo que a organização decidiu caprichar no programa na cidade do Mindelo.
“Este é o nosso dia maior, o dia da organização e dia da mulher cabo-verdiana. Por isso preparamos um leque de actividades que vão decorrer durante todo o dia”, comenta Fátima Balbina, acentuando que vai acontecer na Praça Dr. Regala uma feira de artesanato (que começa no dia 26), exposição, música com bandas ao vivo, encontros para troca de experiências… Enfim, um programa aberto à sociedade.
Dando seguimento, a OMCV programou para o dia 29 uma deslocação à zona de Ribeira d’Vinha para falar com os residentes sobre as oportunidades formativas que dispõe e ainda sobre o papel da família na educação das crianças e dos adolescentes. Entrando, para o mês de abril, haverá no dia 4 um desfile de moda com peças confecionadas na OMCV. Está ainda prevista uma deslocação aos Estados Unidos para participação na gala dos 50 anos da Associação de New Bedford.
Março tem estado em evidência na OMCV-SV desde o dia 1, tendo por lema “Resiliência, superação, igualdade e força”. O mês começou com a participação na Assembleia-geral da OMCV na cidade da Praia para balanço de 2024 e aprovação do orçamento para 2025. Ao longo do mês, foram realizadas várias actividades em S. Vicente, como rodas de conversa com mulheres sobre empreendedorismo e empoderamento e que contaram com depoimentos de várias jovens. Um dos eventos contou com a intervenção da Secretária de Estado da Família, tendo a OMCV retribuído com a sua presença num encontro de reflexão organizado pelo Ministério da Família.
Bazar de estética, ações de solidariedade e distribuição de donativos fazem também parte das actividades concretizadas na instituição e localidades da ilha de S. Vicente.