Social
Tendência

OMCV inclui curso de fotografia no programa de celebração dos 40 anos e “Março – mês da mulher”

A Organização das Mulheres de Cabo Verde em São Vicente iniciou o “Março – mês da mulher” com um programa rico em actividades que visam celebrar também os 40 anos da sua existência. Apostando na capacitação dos jovens, na maioria mulheres, esta instituição social decidiu baixar os preços de algumas formações para dar oportunidade de mais pessoas poderem capacitar-se para o mercado de trabalho.

Uma das formações abrangidas com esta medida é o curso básico de fotografia digital, que teve início na quarta-feira e com grandes expectativas dos participantes.

De acordo com a delegada da OMCV na cidade do Mindelo, esta formação, que decorre durante quatro semanas, ficou por metade do preço habitual como incentivo a esta atividade, que passou a ser corriqueira, dada a facilidade de se adquirir telemóveis com boa capacidade fotográfica.

Por seu lado, o formador Kimzé Brito assegura que o telemóvel permite obter imagens impressionantes, porém é usado basicamente no modo automático. Isto significa que é a câmara que decide como vai ficar a imagem, e não o usuário.

Para poder ensinar como se deve regular uma máquina digital nas diferentes condições de luz e de situações, Kimzé Brito projetou este curso, que é bastante prático e decorre fundamentalmente no modo manual. Como revelou este jornalista/fotógrafo, esta é a sexta edição, tendo já dado a formação na Universidade Lusófona, na empresa Brain Storm, Alliance Française do Mindelo e agora na OMCV. O formador realça que há algum tempo que este curso estava previsto, na base de uma parceria com a referida organização, e acaba por acontecer no momento ideal – no mês da mulher.

Este curso é, para a OMCV, mais uma porta de oportunidade para o auto-emprego dos jovens. Aliás, a aposta na formação e informação marca o programa deste mês, pois envolve workshops, rodas de conversa, formações (educação financeira e serviços de andares e hotelaria).

A sinergia entre instituições também é foco neste mês, com realização de uma campanha de mamografia gratuita na clínica Urgimed e ainda a intenção de parceria entre a OMCV e as Forças Armadas da ilha.

A Delegada Fátima Balbina acrescenta que este mês a organização irá trazer outras novidades para assinalar os 40 anos da OMCV, como por exemplo o lançamento da bolsa ecológica, concursos na rádio nacional, entrega de prémios, exposições, entre vários outros projetos a serem implementados.

Sidneia Newton

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo