A Organização das Mulheres de Cabo Verde preparou para esta segunda feira um evento denominado “dia de oportunidade”, com várias ações em frente à sua sede em S. Vicente, que marca a celebração da mulher cabo-verdiana e o 42. aniversário da instituição. Em cartaz, a OMCV anuncia a realização de feiras de artesanato e formações, sorteios, brindes, degustação e outras atividades que contam com o envolvimento de parceiros e profissionais que fizeram formação na instituição nas áreas de beleza, estética, cozinha…
“O dia 27 é a data mais importante para a OMCV: comemoramos os 42 anos da organização, que também coincide com o dia da mulher cabo-verdiana. Por isso programamos algumas atividades para o dia todo desde das 10 às 18 horas. Temos exposição-venda de produtos de artesanato feitos por mulheres, a convite da OMCV; organizamos também uma feira com formações que são realizadas na OMCV, com diferentes formadores e formandos, degustação e teremos ainda uma feira de estética e beleza para massagem, manicure, pédicure para quem se interessar”, enumerou a delegada da instituição no Mindelo, Fátima Balbina Lima.
As ações realizadas pelas formadas, como de massagens, maquiagens, penteados, manicure e pedicure, por exemplo, de acordo com esta fonte, terão como finalidade a promoção do trabalho das profissionais que entraram para o mercado, através das ações formativas promovidas na OMCV. “A intenção é levar as pessoas a conhecê-las e a conhecer os seus trabalhos, por isso o serviço que irão praticar terá um preço de feira, acessível, apenas para suportar os custos dos produtos usados durante as sessões.”
As atividades serão sobre os serviços que a OMCV presta e da Agência da OM Crédito, que completa dois anos de abertura no Mindelo. Haverão esclarecimentos acerca do crédito à porta da instituição, dentro da OMCV e na Praça Regala.
“Iremos movimentar a praça com atividades diversas ao longo do dia, pelo que convidamos as pessoas a participarem. Teremos uma roda de conversa sobre a saúde mental da mulher, em parceria com a Comissão Instaladora da Ordem dos Psicólogos de Cabo Verde; iremos falar um pouco da OMCV e do seu percurso ao longo destes 42 anos e vamos ter um dia interessante com muitos sorteios de máquinas, fogões, frigoríficos e batedeiras, brindes…; enfim, será um dia de muitas oportunidades para as pessoas que passarem por aqui” garantiu a delegada. De acordo com Fátima Balbina Lima, estarão presentes alguns parceiros nacionais e internacionais para conhecerem os anseios da população.
Neste Março Mês da Mulher, a instituição teve uma grande e diversificada programação em que envolveu várias ações.
O dia da criação da OMCV foi decretada como a data dedicada à Mulher Cabo-verdiana, segundo o Livro do Instituto Nacional de Estatística “Mulheres e Homens em Cabo Verde”. Por isso é das acontecimentos com maior ênfase nas comemorações da instituição. No entanto, ao longo de Março foram concretizados diversos eventos. “Procedemos igualmente à entrega de certificados a várias instituições e individualidades em São Vicente, que são fundamentais pelo trabalho que a OMCV realiza ao longo dos anos.”
De acordo com Fátima Balbina, os valores que a OMCV enfatiza mais no mês de Março são os mesmos defendidos ao longo do ano, porém a estratégia nesta altura é de aproximar ainda mais o público desta organização social.
“Fizemos feiras de artesanato, rodas de conversa com parceiros, fomos às comunidades, distribuímos pensos reutilizáveis para as meninas, fizemos entrega de certificados, a divulgação dos serviços da OM Crédito, partilha de informação sobre livros ligados à VBG e temos ainda temas relacionados com saúde e bem-estar. Estamos a chegar ao final, mas Março foi apenas para chamar a atenção, porque o nosso plano de atividade e o nosso trabalho decorre durante o ano todo e Março é para apenas chamar a atenção”, sublinha.
Este ano, a delegação dá continuidade aos projetos “um kit, um negócio”, com distribuição de frigoríficos e fogões a pequenas empreendedoras; “Luz para as meninas e para os meninos”, com distribuição de painéis solares, de pensos menstruais reutilizáveis, formações, entre outros.
“Distribuímos kits de negócio patrocinados pela igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, já estão a caminho mais 100 painéis solares que iremos instalar, está a caminho um parceiro para conhecer o projeto para ver se é possível reformá-lo, e vamos fazendo a nossa parte”, acrescenta a delegada que diz ainda que o sentimento é de satisfação.
O lema escolhido para este ano foi “OMCV, 42 anos a inspirar mulheres”, mas a instituição adotpou outros slogans para destacar alguns eventos, um deles “mulher inspira mulher”, que visou proporcionar uma conversa entre diferentes profissionais que se destacaram na sua área.
Sidneia Newton