Social
Tendência

Mais de 880 pessoas beneficiadas com formação devido a parceria entre a OMCV e CMSV

Mais de 880 pessoas em São Vicente serão beneficiadas com formações dada a parceria agora firmada  entre a Organização das Mulheres de Cabo Verde e a Câmara Municipal de São Vicente. De acordo com declarações da delegada da ONG, no Mindelo, a instituição vinha recebendo pedidos acima da capacidade de resposta que os meios a permitiam dar e isso se traduzia em constrangimentos para os interessados e para a instituição.

“Nos últimos tempos os pedidos aumentaram e temos cerca de 880 pessoas inscritas para formações e não estávamos a ter manobra para conseguir sozinhos ministrar formações que incluíssem todo este público”, assegura Fátima Balbina, que encara a nova parceria com o pelouro da formação profissional como um grande avanço. Adverte, no entanto, a OMCV não conseguirá dar seguimento sozinha a todos os inscritos para formação, pelo que apela a outras instituições a ajudar na capacitação dos cidadãos. “Se forem aguardar para sermos nós a assumir a formação de todos poderá levar uns cinco anos até conseguirmos abranger todo este número”, sublinha Balbina.  

A parceria foi firmada com a visita da vereadora da Educação, Estudos e Projetos, Formação Profissional e Igualdade de Género, Celeste Dias da Paz, à OMCV. As duas instituições, irão aproveitar dos recursos existentes para alcançar um maior número de pessoas. “A partir de agora a Câmara Municipal poderá usar o nosso espaço para formações, assim como poderemos incluir nas suas formações pessoas que estejam inscritas na nossa base de dados”, garante Fátima Balbina. 

Esta fonte salienta que, mesmo com a pandemia, tendo sido obrigada a reduzir o número de participantes e aumentado as medidas de segurança, as formações têm acontecido na normalidade e recorrentemente, com o objectivo de empoderar chefes de família, com especial atenção para as mulheres. Ainda esta tarde haverá a abertura da formação em estética e beleza envolvendo massagem, limpeza de pele, manicure e pedicure na OMCV.

Sidneia Newton

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo