A OMCV-SV quer propiciar um Natal mais iluminado a 600 famílias residentes em S. Vicente com a instalação de kits de painéis solares de iluminação nas suas casas. Os equipamentos já partiram do porto de Dacar para Mindelo e a expectativa da organização é que comece o processo de instalação no início de dezembro.
São 600 unidades adquiridas na China, financiadas pela Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, o PNUD e o Programa das Pequenas Subvenções. “Um grupo considerável de famílias vão poder dispor de energia solar em casa ainda neste Natal. Para a OMCV é gratificante saber que jovens estudantes vão poder estudar em casa e ainda recarregar os seus equipamentos electrónicos”, considera Fátima Balbina, delegada da organização na cidade do Mindelo.
Várias famílias que vivem em casas de lata nos diversos bairros de S. Vicente estão inscritas, mas a OMCV ainda está aberta a receber mais pedidos. Por isso Fátima Baldina apela a quem precisar de ter um desses kits na sua casa para abordar a sede da organização. “Há muitas famílias inscritas e estamos neste momento a fazer o devido levantamento das condições para darmos andamento ao processo”, frisa Balbina.
Até agora 50 agregados já foram beneficiados com a instalação dos kits em casa, com base num projecto-piloto que mostrou a sua valia. Tirando dois casos de roubo dos painéis, os restantes continuam a funcionar normalmente, segundo essa fonte. Fátima Balbina acrescenta que os financiadores fizeram visitas a esses lares e ficaram satisfeitos com os benefícios constatados. Tanto assim que o projecto passou a ser replicado nas ilhas de Santiago e do Maio pelo PNUD. E agora foi aumentado o número de beneficiários também em S. Vicente para 600 nesta nova fase do projecto.
Cabe às famílias garantir a manutenção dos equipamentos, mediante as instruções dadas.