Um incêndio atingiu ontem à tarde o interior da escola de artes marciais Wadokai Clube Karate-Do e, conforme membro da direcção desse estabelecimento desportivo, o fumo chegou a incomodar alunos e professores da escola secundária Jorge Barbosa, situada nas proximidades. As chamas invadiram o interior da escola e chegaram a consumir parte do tapete da sala principal de treinos, no entanto a rápida intervenção dos bombeiros impediu o pior.
Segundo fonte do Wadokai Clube, tudo indica que alguém colocou lume na parte traseira que há algum tempo foi demolida para dar lugar à construção de duas residências particulares. Na altura o caso gerou um conflito com os proprietários dos imóveis e, conforme essa fonte, deu lugar a uma queixa apresentada pela escola contra os donos dos prédios e a própria Câmara Municipal de S. Vicente, por ter autorizada a demolição. Devido a essa intervenção, explica, a escola ficou vulnerável, prova disso foi o incêndio de ontem. “A demolição deixou a parte do escritório e do dojo das crianças exposto, de tal forma que o incêndio acabou por atingir o interior por essa entrada. As chamas entraram por debaixo da porta de acesso ao dojo principal e atingiram a tapete. Felizmente que os bombeiros conseguiram mandar água por debaixo de uma porta e apagar o lume, caso contrário as consequências seriam mais graves”, frisa esse membro da direcção da escola.
Dada a situação do espaço, continua essa fonte, fica difícil adoptar medidas de segurança. O certo, diz, é que a escola já decidiu comunicar o caso às autoridades policiais já que tudo indica tratar-se de fogo posto. Até o momento não há nenhum suspeito.
Kim-Zé Brito