Pub.
Social
Tendência

Inauguração do jardim Mundo Infantil: Neves deixa recado a Janira Almada, “irmãos metralhas”, Nelson Lopes e Sokols

Pub.

O edil Augusto Neves aproveitou a inauguração do restauro do jardim Mundo Infantil, na Ribeira Bote, para enviar recados aos “irmãos metralhas”, Janira H. Almada, ao movimento Sokols e ao candidato Nelson Lopes. Embora sem referir nomes, a não ser o da líder do PAICV, Neves apontou literalmente os alvos. O autarca candidato à sua sucessão, apontou em primeiro lugar a bateria contra Janira Almada, que, disse, foi incapaz de melhorar apenas 3 jardins infantis do Estado em S. Vicente, enquanto foi ministra da Família, mas veio à ilha falar falar da Câmara. “Se  não conseguiu melhorar três jardins, o que quer agora? Quer ser primeira-ministra?!”, lançou Neves, adiantando que a CMSV trabalhou durante muito tempo para assumir a responsabilidade dos jardins de infância porque sabia das dificuldades que esses espaços e os seus funcionários enfrentavam. Hoje, diz, a Câmara de S. Vicente conseguiu remodelar o jardim Amilcar Cabral, Mundo Infantil e a Casa d’Infância ao nível daquilo que a cidade do Mindelo merece.  

“Quem não conseguiu arranjar três jardins como vai ajudar S. Vicente?! Ela só sabe falar mal, trabalhar que é bom nada. Mas falar todos sabemos porque temos boca. E este recado serve para quem anda a escrever nas paredes e usar o Facebook para falar mal desta Câmara”, prosseguiu Augusto Neves, numa indirecta ao movimento Sokols, grupo que tem estado a escrever a palavra “autonomia” por todos os lados.

Publicidade

Para o autarca, S. Vicente é a melhor ilha para se viver e deixou claro que ele não abandona este recanto e nem é daqueles que vêm passar os fins-de-semana e depois tornam-se candidatos à autarquia. “Não ficamos neste vai-vem Praia-Mindelo e depois nos apresentamos como candidatos”, salientou Neves, numa mensagem direcionada ao empresário Nelson Lopes, que tem vivido os últimos anos na cidade da Praia e decidiu agora concorrer à Câmara de S. Vicente. 

Segundo o ainda presidente da CMSV, quem quer ser candidato tem de vir viver cá, mas também percorrer as zonas, em vez de ficar em casa com a família. “E este é um recado para os irmãos metralhas. São um monte de irmãos que querem ser presidentes e eu os chamo de irmãos-metralhas”, disse Neves, numa referência aos irmãos Graça, mais precisamente Alcides e Albertino, o primeiro presidente da Comissão Polícia do PAICV em S. Vicente e o segundo candidato do partido da estrela negra à CMSV.

Publicidade

Neves fez esta intervenção minutos depois de entregar um medalhão a Balta Andrade, mentor do projecto “um parede de cada vez”, que tem permitido o embelezamento de vários espaços públicos na cidade do Mindelo, com a ajuda de um grupo de artistas plásticos. Segundo Balta, há pelo menos um ano e meio que começou a materializar essa iniciativa, com o apoio da CMSV. Este afirma que contactou o edil Augusto Neves que lhe deu carta branca para concretizar o projecto porque tinha tudo para melhorar a imagem da cidade do Mindelo. Na sua intervenção, Balta não esqueceu o pequeno “exército” de artistas que tem trabalhado incansavelmente nessas obras. E o jardim Mundo Infantil é o mais recente exemplo desse empenho.

Como realçou Cacao, braço-direito de Balta Andrade, quando visitaram o jardim pela primeira vez ninguém acreditou que poderiam concluir o trabalho em apenas três semanas. Trabalharam até de madrugada e hoje esse espaço infantil tornou-se numa estrela cintilante graças aos desenhos coloridos e equipamentos instalados, como parque de diversão e até um campinho de futebol “relvado”.

Publicidade

A monitora de infância Ana Fortes confirma que a imagem do jardim sofreu uma mudança gigantesca. Se antes, diz, costumavam até tropeçar nas pedras dentro do espaço, hoje tudo foi melhorado, sem se falar nos desenhos ilustrativos. “Agora temos outra motivação”, assegura essa funcionária que trabalha nesse jardim há 20 anos.

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo