Pub.
Social
Tendência

Figura incontornável da Enfermagem em S. Vicente, Dona Severa morreu esta madrugada aos 96 anos

Pub.

Morreu esta madrugada em sua casa em São Vicente a enfermeira Maria Severa Silva, aos 96 anos. Dona Severa, como era conhecida, estava acamada há algum tempo e não morreu de doença, mas de idade, segundo o médico Júlio Wahnon, que se mostra consternado com esta perda tanto para a família como para o país, tendo em conta a sua relevância na historia da enfermagem em Cabo Verde.

 “É verdade. D. Severa morreu esta madrugada, em sua casa. Estava acamada há algum tempo, mas morreu de velhice. Ela não sofria de nenhuma doença que podemos dizer possa ter sido responsável por sua morte”, explicou o médico, que é casado com a sua filha Alícia Wahon, que diz estar “muito abatida”. “É uma grande perda para a família, e não só. É uma perda para todos os sanvicentinos devido a sua intervenção a nível de enfermagem, mas também no hospital. Muita gente nasceu nas suas mãos.”

Publicidade

Júlio Wahnon mostra-se, no entanto, confortado porquanto, afirma, o trabalho feito por D. Severa foi reconhecido em vida. “Ela recebeu alguns diplomas e foi distinguida por dois presidentes da Câmara Municipal de São Vicente pela grande contribuição que deu a esta ilha a nível da saúde”, acrescentou, lembrando que o mais recente foi a quando da inauguração do Urgimed Health & Hospitality em que lhe foi prestado uma singela homenagem, ela que foi colaboradora da clínica durante cinco anos. 

Na altura, Cardoso da Silva apresentou uma breve biografia desta enfermeira, considerada uma figura incontornável. “Maria Severa Silva nasceu no dia 6 de novembro de 1926 em Santa Catarina, ilha de Santiago, filha de Manuel Fontes e Teodora Monteiro Fontes. Fez o Curso de Enfermagem na Cidade da Praia, tendo iniciado funções em 27 de julho 1956”, relatou. 

Publicidade

Colocada em S. Vicente, foi transferida para Praia em 8 outubro de 1958 para no ano seguinte voltar a trabalhar na Cidade do Mindelo. Casou por procuração na igreja da sua terra natal – Santa Catarina – com António Pereira da Silva aos 3 de outubro de 1959, de cujo matrimónio nasceram 3 filhos.

Em 19 de setembro de 1968, viajou para Angola, onde frequentou o Curso Complementar de Enfermagem para Administração e Chefia, tendo regressado a S. Vicente, onde, em julho de 1975, tomou posse. Foi ainda professora no primeiro Curso de Enfermagem do Hospital Baptista de Sousa e, durante o seu percurso, executou trabalhos de parteira quer no estabelecimento hospitalar de S. Vicente, quer em residências particulares. Foi ainda Enfermeira-Chefe.

Publicidade

Á família enlutada, o Mindelinsite apresenta sentidas condolências. 

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo