Pub.
Social
Tendência

Falecido futebolista Jôn d’Júlia homenageado com pintura na Avenida d’Holanda, em S. Vicente

Pub.

O falecido futebolista Jôn d’Júlia é a nova figura mindelense homenageada pelo projecto Um parede d’cada vez. Ontem terminou uma mural feita na extensa parede lalteral da casa dos pais na Avenida d’Holanda, em Monte Sossego. Segundo Balta Ben Davi, mentor da iniciativa, sempre teve em mente reconhecer o talento e o carácter de Jôn d’Júlia, um futebolista que chegou a apreciar no Campo d’Fontinha quando ainda era criança.

“Havia a intenção de se homenagear Jôn d’Júlia na parede do Clube Ténis do Mindelo, mas achei que seria mais adequado na casa onde ele nasceu, em Monte Sossego. Deste modo, pedi permissão ao irmão que concordou de imediato”, conta Balta Bem Davi. Imediatamente, este activista abordou os artistas Severo e Vadix, que iniciaram a pintura na sexta-feira e terminaram o trabalho no domingo. Na sua perspectiva, a mural ficou com o devido destaque, na Avenida d’Holanda, uma das ruas mais emblemáticas de S. Vicente.

Publicidade

Bastante sensibilizado pelo gesto, Adelino Neves afirma que o falecido irmão merece ser recordado pelo povo de S. Vicente. Ele que descreve Jôn d’Júlia como uma figura desportiva respeitada em Cabo Verde e que tinha uma legião de amigos. Por isso, diz, a sua partida partiu o coração de muita gente, o seu em particular.

“Ele foi um irmão de classe, que ficou no meu coração. Éramos muito amigos e perdi a conta das vezes que o acompanhei ao hospital. A sua morte deixou-me destroçado, fiquei três dias doente”, comenta Adelino Neves, para quem a pintura significa um reconhecimento do talento desportivo de Jôn d’Júlia, futebolista que tinha um pé esquerdo temível e que integrou o plantel do Castilho, Académica e CS Mindelense e a seleção de São Vicente.

Publicidade

O desenho mostra o rosto do futebolista quando tinha 30 anos de idade e uma perna pontapeando uma bola. A mensagem, segundo Balta, visa retratar como o cérebro de Jôn d’Júlia funcionava quando estava em campo. Saiba mais sobre carreira do falecido atleta nesta entrevista concedida ao Mindelinsite.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo