Escolha do EditorSocial
Tendência

Faleceu Guilherme Chantre, patrono da EICM

Faleceu hoje em Lisboa, aos 98 anos, Guilherme Dias Chantre, patrono da Escola Industrial e Comercial do Mindelo, informa o sobrinho Alfredo Chantre, numa curta publicação no facebook. Professor e “educador carismático”, Guilherme Chantre foi o primeiro director de origem cabo-verdiana da EICM, que desde dezembro de 2013 ostenta orgulhosamente o seu nome na fachada. 

O “baptismo” do EICM com o nome de Guilherme Chantre foi uma resposta do Governo a uma proposta de um grupo de antigos alunos, conforme o despacho nº 1147/2013 do Ministério da Educação e Desporto. Nele se lê que Guilherme Dias Chantre (Chantrim) foi Professor do Ensino Técnico desde 1956 (anteriormente foi professor do Liceu Gil Eanes, no Mindelo) e Director da Escola Técnica de 1961 até 1974.

Por razões familiares, teve de deixar o país para passar a viver em Lisboa. Mas nunca se desligou de Cabo Verde. Manteve em Lisboa uma estreita ligação com antigos alunos e demais conterrâneos que se deslocaram a Portugal para fazerem a sua formação superior.

Foi alvo de homenagem de antigos alunos no Mindelo, na Praia e no Sal, para além de manifestações na diáspora, nomeadamente em Lisboa, Roterdão e nos Estados Unidos. Em Cabo Verde, a Ordem Profissional de Auditores e Contabilistas Certificados instituiu o Prémio Prof. Guilherme Dias Chantre, atribuído aos melhores alunos dos Cursos de Secundários de Contabilidade das Escolas Técnicas do país em reconhecimento pelo papel desempenhado na EICM, onde várias gerações de cabo-verdianas e cabo-verdianos deram os primeiros passos na sua aprendizagem da teoria da contabilidade e outras técnicas, diz o site da OPACC. 

Em 2010, o sociólogo e diplomata César Augusto Monteiro lançou o livro “Guilherme Dias Chantre – Um Educador e Líder Carismático”,  como fez questão de frisar na altura, uma maneira de recuperar esta forma de educação que deixou marcas que perduram até os dias de hoje e uma homenagem dos antigos alunos.

Aos familiares, antigos alunos e comunidade académica do EICM, o Mindelinsite endereça as mais sentidas condolências.

C/Mindelosempre.blogspot.com

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo