A economista Georgina de Mello, dona de um extenso curriculo profissional, faleceu hoje em Portugal, vítima de doença, aos 70 anos de idade. A informação foi divulgada pela Embaixada de Cabo Verde em Portugal na sua página no Facebook, serviço diplomático que manifestou a sua “profunda tristeza” pelo desaparecimento físico da antiga Directora-Geral da CPLP.
Na sua página pessoal no Facebook, o diplomata Eurico Monteiro considerou essa notícia “brutal”. Alega que só muito recentemente teve conhecimento da enfermidade que apoquentou Georgina Mello, pessoa que, nas suas palavras, era correcta, educada e com personalidade vincada. Essa competente técnica, no entender de Eurico Monteiro, construiu uma vida ao serviço de Cabo Verde, mesmo antes da Independência e depois no exercício de muitos e relevantes cargos públicos.
“Economista de origem, percorreu muitos outros caminhos, sempre com entrega e competência”, salienta Eurico Monteiro ao se referir a essa técnica superior, vista como um dos braços-direitos de Pedro Pires enquanto Chefe do Governo. Salienta que Georgina Mello, pessoa que chegou a encontrar em Portugal enquanto ele exercia as funções de Embaixador Coordenador do Comité de Concertação Permanente da CPLP, nunca foi uma pessoa cinzenta e que sempre encontrou nela um apoio, um esclarecimento, uma opinião.
O passamento de Georgina Mello provocou surpresa entre os muitos amigos e colegas. Nas redes sociais, várias pessoas manifestaram a sua tristeza pelo falecimento dessa competente quadro, que foi também a coordenadora da unidade de implementação do programa Quadro Integrado Reforçado da OMC – Organização Mundial do Comércio -, em Cabo Verde.
Licenciada em Economia pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa e mestre em Património, Turismo e Desenvolvimento, pela Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), Georgina Mello trabalhou nos sectores público e privado em Cabo Verde e Portugal, tendo liderada a instalação da agência de promoção do investimento e das exportações. Nascida em S. Vicente em 1953, esteve ainda ligada a projectos financiados pelo Banco Mundial, tanto em Cabo Verde como em Timor-Leste, e chegou a dirigir o Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Foi a primeira Diretora Geral da organização, funções que exerceu durante dois mandatos, de fevereiro de 2014 até fevereiro de 2020.
O Mindelinsite expressa os seus sentimentos de pêsames aos familiares e amigos de Georgina Mello.